O Iguassu - Seu jornal de notícias em Foz do Iguaçu
Untitled Document
Untitled Document
Untitled Document

EDITORIAIS

Edições Anteriores
Política

COLUNISTAS

Carlos Bachtold
José Reis (Cazuza) - Nossa Voz
Untitled Document

ULTIMAS NOTICIAS

Nossa Voz
TERRORISMO NO BRASIL
Edição 09-01
Edição 08-01
Edição 07-01
Edição 02-01
Edição 31-12
Untitled Document

ELES ESTÃO LENDO

VIDAATIVA
Untitled Document
Untitled Document

José Reis (Cazuza) - Nossa Voz

Nossa Voz

2015-01-28
 

Fale Conosco: nossavoz.foz@gmail.com


DO ENSINAMENTO BÍBLICO

“Lembre da minha ordem: 'Seja forte e corajoso! Não fique desanimado, nem tenha medo, porque eu, o Senhor, seu Deus, estarei com você em qualquer lugar para onde você for!' ”

(Josué 1:9)



ESTELIONATO ELEITORAL TUCANO

"Teria que ter sido feito o racionamento antes. Mas não podia fazer porque era período eleitoral”

De Marina Silva, ex-senadora e ex-candidata à presidência na segunda-feira (26) quanto ao racionamento de água em São Paulo que deveria ter sido iniciado no ano passado, mas foi adiado por interesses eleitorais. Sem citar o nome do governador Geraldo Alckmin, ela sugeriu que o Tucano retardou a medida para não pôr em risco a sua reeleição.


ÉPRÁCABÁ”

Enquanto isso os derrotados Aécio Neves e Cia. Ltda., se sentem muito a vontade de acusar Dilma Rousseff de cometer “estelionato eleitoral”, porém, até Marina Silva veio a público criticar o governo Tucano de São Paulo pelo mesmo tipo coisa... 

Reitero: Os Tucanos não tem idoneidade para criticar qualquer coisa que seja sobre o governo de Dilma, governo federal esse que é passível de muitas críticas, por quem quer que seja, mas não de Tucanos, pois esses não foram melhor em nada, salvo pela habilidade em se manter impunes, pelo menos até agora...


ÉPRÁCABÁ” II

Marta “Relaxa e Goza” Suplicy (PT/SP)

E a antipática senadora Marta “Relaxa e Goza” Suplicy (PT/SP), publicou na Folha de São Paulo nesta segunda (27). um artigo com duríssimas críticas, muitas delas cabíveis, a Dilma Rousseff. A senadora também não tem poupado o PT em suas críticas. A questão é que essa senhora, que durante muitos anos pertenceu ao governo (inclusive no período dos fatos que ela criticou na Folha...), somente agora, após ser varrida do cargo de Ministra da Cultura, resolveu se pronunciar. É muita hipocrisia!


PERGUNTA QUE NÃO QUER CALAR

Se a senadora Marta Suplicy tinha conhecimento dos fatos que ela divulgou em artigo na Folha de São Paulo e nada fez antes a respeito, não teria ela “prevaricado” de alguma forma?


MUITO PREOCUPANTE

Nos últimos 05 anos, no Brasil, a Polícia Militar matou mais que a polícia americana matou nos últimos 30 anos. Sou contra o fim da Polícia Militar e/ou a unificação dessa instituição com a Polícia Civil, como muitos defendem, mas esses números precisam ser muito bem analisados quanto a suas causas, mas que ninguém generalize confundindo bandido fardado com policial...


POIZÉ”

Primeiramente a presidente argentina, Cristina Kirchner negou veemente qualquer possibilidade que o promotor Alberto Nisman* havia sido assassinado, mas, com todos os indícios apontando um assassinato, nesta terça-feira (27), ela já posicionou que o assassinato dele é um complô contra ela e, por isso, ela acabou com o antigo serviço secreto do país “hermano” e criou um outro, dessa vez com os “espiões” da confiança dela.

Acontece que o mandato dela está por terminar e é o sucessor dela vai ter que governar de olho nos “arapongas” plantados pela “tresloucada curepa”...

* Alberto Nisman preparava-se para detalhar uma grave denúncia contra a presidente Cristina Kirchner e seu ministro das relações exteriores, Héctor Timerman. Associados a outros membros do governo, ambos teriam articulado um pacto internacional para deixar impunes os suspeitos do atentado que matou mais de 80 judeus na capital portenha nos anos 90.


SEGUNDA PONTE BRASIL/PARAGUAI EM FOZ VAI COMEÇAR: É MENTIRA, TÉRTA?

Danilo Vendrusculo, presidente do Conselho de Desenvolvimento Social e Econômico de Foz do Iguaçu (CODEFOZ), informou na Rádio Cultura na segunda-feira (26), que no mês que vem, fevereiro, inciam as obras o início da segunda ponte ligando Brasil e Paraguai por nossa Tríplice Fronteira. Tomara que seja verdade.

EM TEMPO: Danilo Vendrusculo também informou na Rádio Cultura, que existem problemas relativos a desapropriação de áreas que serão afetadas pelas obras do lado paraguaio da futura ponte. Surge então a pergunta: como é que pode começar uma obra sem que as devidas desapropriações no país vizinho, que podem virar demanda judicial com anos de duração, sejam feitas?


PROMOTORIA ACIONA EX-PREFEITO E SEIS EX-SECRETÁRIOS DE FOZ

A 6ª Promotoria de Justiça da comarca de Foz do Iguaçu (Região Oeste do Estado) ajuizou na última quinta-feira, 22 de janeiro, ação civil pública por ato de improbidade administrativa contra o ex-prefeito na gestão 2009/2012 e outros seis ex-secretários da cidade (dos quais quatro atuaram na Secretaria Municipal de Administração).

Segundo o MP-PR, ficou constatada a nomeação irregular, na Secretaria Municipal de Saúde, de 35 servidores para cargos comissionados de assessoramento, como recepcionista, secretária, atendimento ao público, motorista, telefonista e almoxarifado. 

A natureza desses cargos, porém, deveria ser de provimento efetivo, ou seja, os servidores deveriam ter sido contratados por meio de concurso público específico, já que cargos em comissão destinam-se, exclusivamente, a atribuições de direção, chefia e assessoramento. (Fonte: Boca Maldita www.bocamaldita.com)

Comentário do Cazuza: Mais uma para a coleção das “viúvas” de Paulo Mac Donald...


15 ANOS DE GALO INÁCIO

Dando uma conferida no perfil dos meus amigos no Facebook, vi que o Rogério Bonato postou sobre os quinze anos da tradicional “Canja do Galo Inácio”, que se tornou uma das principais atividades do carnaval em Foz do Iguaçu. Vejam o que o Bonato postou sobre a história do altruísta evento:

A ORIGEM DO NOME GALO INÁCIO! - O prefeito era o Sâmis da Silva. Sua administração levou o Carnaval de volta para a Terceira Pista da JK, onde havia a festa desde a gestão Clóvis Cunha Vianna.

Sâmis pediu que eu fosse ao seu gabinete e "inventasse" algo mais para alegrar o Carnaval, além dos desfilhes programados, havia o bloco Meninas Veneno. Em outras palavras, fazíamos Carnaval há muito tempo...rsrsrs.

Pois bem, quando Wadis Vitório Benvenutti era o prefeito, fundamos o primeiro jornal diário em Foz, o Diário da Cidade. No meu exercício de cartunista (...dentre outras...) surgiu a figura de um galinho ranzinza, que caía matando nos políticos.

O bicho não tinha nome. Certa ocasião, na Rua Rio Branco, Dobrandino da Silva, insatisfeito com as críticas do galinzé, disse: Aonde vai seu Galináceo? Todos que estavam próximos caíram na gargalhada, com a minha cara de insatisfação e a forma pejorativa de como fui tratado. Corri para a redação e batizei o penoso bicudo de Galo Inácio. E daí ele deu muitas bicadas...hehehehe...

Então eu disse pro Sâmis: Poxa, vamos fazer uma Canja, coisa de folião, já que havia a tradição em tomar um caldo nas madrugadas para repor a energia. De quebra, partimos para ajudar entidades voltadas para a infância. Escolhemos a Pastoral da Criança, com as obras de Zilda Arns em evidência, época em que ela foi indicada para o Nobel. O evento foi um sucesso em sua primeira edição. E é até hoje.

Uns anos antes, mostrei o meu desenho para o Millor Fernandes e quando pedi seu autógrafo, ele dedicou ao galo. Apenas colori o rabisco e fiz o primeiro desenho da Canja. Daí veio a ideia de pedir a colaboração dos cartunistas de renome.


MENSAGEM DE LEITOR

Nome: La garantia soy yo

Assunto: Lingua Clonadora

Mensagem: “ZÉ REIS, SEM TER NADA MAIS NA VIDA PARA FAZER, SALVO UNS MEROS MINUTINHOS (NÃO CHEGAM A 10...) DE BALBUCIANTES COMENTÁRIOS GRAVADOS PREVIAMENTE PARA UMA RÁDIO ( GRAVADO PARA QUEM TRANSMITE TAIS “PITACOS”...), O SENIL E MEGALOMANÍACO CIDADÃO BABÃO TRANSFORMOU O BLOGUE DELE EM PURA CLIPAGEM... QUASE NADA É DA “LAVRA” DO SEU “AMIGÃO” (MUI AMIGO, RS,RS,RS), TUDO PEGO EM SITES ALHEIOS E NA INTERNET. E O SEM CONTEÚDO SER, PARA DAR IMPRESSÃO QUE É DELE PARTE DO CONTEÚDO QUE POSTA, AINDA DEIXA DE CITAR ALGUMAS DAS FONTES DE ONDE “CHUPA” O QUE COLOCA PARA ENCHER LINGUIÇA NAQUELE COMBALIDO BLOGUE. COMO É MESMO QUE ELE CANTAVA PRÁ VC NAQUELA SURRA QUE DEU NELE? ACHO QUE ERA ASSIM: EXAGERADO, JOGADO AOS SEUS PÉS...(RS, RS, RS), INTÉ MAIS”.

Comentário do Cazuza: Me inclua fora dessa encrenca, prezado Leitor...


DEMOROU: VACCARI FOI VARRIDO DO CONSELHO DA ITAIPU

Envolvido, pelo jeito, até o pescoço no “Petrolão”, o tesoureiro nacional do PT, João Vaccari Neto, foi exonerado do cargo de Conselheiro da Itaipu, na quarta (21). Em seu lugar, foi nomeado o ex-secretário-geral da Presidência, Giles Carriconde Azevedo.


ENQUANTO ISSO...

O tal Vaccari foi exonerado do Conselho da Itaipu, mas a Gracia “Nada de Graça” Foster, continua no comando da Petrobras, inexplicavelmente!


DA CELEUMA SOBRE A REFORMA DA PONTE DA AMIZADE

Tenho visto tanta asneira ser dita sobre a confusão criada em razão da “reforma” pela qual passa a Ponte da Amizade. O foco das discussões (cujo principal palco, claro, é a internet), infelizmente, prioriza tentar atribuir “responsabilidade política”, pelos transtornos de quem por ali passa, a este ou aquele desafeto político. Pura politicagem.

Pior mesmo é ver que estão chegando ao ponto de se criticar o justo reclamo dos empresários de Ciudad del Leste, que “vitalmente” dependem da circulação dos que cruzam por aquela ponte fronteiriça.

Na verdade, a responsabilidade dos inconvenientes no fluxo de pessoas e automóveis em razão das necessárias obras de melhoria na Ponte da Amizade, é de quem não planejou para que elas acontecessem em período em que o fluxo ali é menor (no período da noite e na madrugada).


PARA REGISTRO TAMBÉM

Quem deve estar se divertindo com mais essa confusão no trânsito que já era caótico na Ponte da Amizade, o qual agora piorou ainda mais, é a Receita Federal, que deveria fazer a fiscalização de caminhões durante a noite e a madrugada, mas que o faz durante o dia, o que sujeita a todos os pedestres, condutores de carro de passeio e de turistas, a transitar numa ponte cheia de poluentes caminhões.


PERGUNTA QUE NÃO QUER CALAR

Dona Receita, se pode complicar, por que facilitar, né?



E TEM MAIS...

É um absurdo que tenhamos que pagar os altíssimos impostos deste país, para pagar salários acima de R$ 10 Mil mensais para servidores da Receita Federal, todos com alto nível de escolaridade e de preparação e capacitação técnica, ficarem revistando bagageiros de automóveis e ônibus em vez de irem atrás de grandes sonegadores de empresas e contribuintes milionários, afinal, a "complexa" tarefa de vistoriar bagageiros não exige nenhuma formação mais qualificada. 

Vistorias de porta-malas e bagageiros, podem ser feitas por qualquer dos vigilantes desses que trabalham em bancos ou mesmos aqueles que ficam na própria Ponte da Amizade.

Portanto, nem adianta vir com a conversa mole de que “falta pessoal” para que caminhões passem pela ponte entre as 20h e as 06h. E, assim, não seria por falta da presença de gente da Receita Federal que as obras de melhoria da ponte não poderiam ser durante o citado período do dia.


VIOLÊNCIA NO CENTRO DE FOZ

Aires de Moura foi fuzilado na presença da filha e esposa, em plena luz do dia

No sábado (24), por volta das 11h, em pleno centro da cidade, mais vez, outra execução chocou quem passava pela Rua Xavier da Silva em Foz do Iguaçu. Lá foi assassinado Aires de Moura (na foto desta nota), irmão do ex-vereador Braiz de Moura. A vítima saia de um salão de cabeleireiros com a esposa e filha e foi executado quando se dirigia para seu carro.

Segundo divulgado na web que a esposa dele também teria sido perseguida por um dos executores do assassinato, mas ela conseguiu escapar refugiando-se num comércio próximo ao local onde o marido foi morto. Familiares já saberiam quem seriam os responsáveis pelo assassinato.


RETORNANDO PARA A “TERRA DAS CATARATAS”

Quem está regressando a Foz do Iguaçu é o estimado e prezado causídico, Raimundo Araújo Neto. Nos últimos anos, ele estava residindo e laborando na vizinha Santa Catarina, onde também lecionou em instituições de ensino superior.

Segundo minhas fontes, o competente operador do direito está muito cotado para assumir a procuradoria-geral do município. 

Que ele seja muito bem-vindo em seu regresso a Tríplice Fronteira!


POIZÉ”, CAMARADAS...

NÃO SABEM O QUE FAZEM* - Há algum tempo, num descuido de espaço e vontade, assisti a um programa do PC do B. Fiéis ao programa do partido, ao marxismo-leninismo, presos aos slogans superados, que durante anos transmitiam a seus membros, fiquei comovido. Tanto na fidelidade aos ideais antigos, quanto na ingenuidade de uma luta cujas coordenadas se diversificaram a tal ponto que a luta perdeu não apenas o sentido, mas a oportunidade.

Certo que continuam as injustiças do capitalismo, cuja selvageria está longe de ser eliminada. Mas a questão básica é que o comunismo, braço totalitário do socialismo, faliu de forma inapelável. Será possível um socialismo democrático? Os adeptos do PC do B estão em outra, ou seja, na mesma. A verdadeira democracia se exerce através da ditadura do proletariado?

Não gosto de me meter no assunto. Mas da mesma forma que me irrito quando vejo um imbecil ter orgasmos diante do esfacelamento do mundo comunista, fico também irritado quando vejo comunistas continuarem a acreditar no caráter divinatório dos comitês centrais.

Séculos antes de Marx, Engels e Lênin, o cristianismo trouxe a boa nova fundamentada no amor entre os homens, na justiça, no bem comum. A semente era boa, e contrariando o evangelho, o fruto foi ruim: o cristianismo criou os seus dogmas, os dogmas criaram fogueiras para fritar os recalcitrantes. A mensagem serena e luminosa do cristianismo foi envenenada, até chegar ao massacre em nome da fé.

O comunismo bem podia ter aproveitado o exemplo do cristianismo, ao menos para evitar a queda no mesmo fosso. Mas, em poucos anos, alçou-se a um estado de graça que nada tinha de graça, que infelicitou povos e assassinou adversários, custando ainda por cima a vida dos milhares de mártires heroicos que fabricou.”

*Por Carlos Heitor Cony, jornalista membro da Academia Brasileira de Letras desde 2000


"ÉPRÁCABÁ"


TUCANAGEM EM FOZ?

Parece que está em curso um estratagema para a mudança do atual comando do PSDB em Foz do Iguaçu. A possível entrada do advogado/empresário iguaçuense Cláudio Rorato (ainda filiado ao PTB) no “ninho” dos “Tucanos” de Foz, faria parte da manobra política, manobra está com vistas as eleições de 2016.


E QUE NINGUÉM DUVIDE...

Uma antenada fonte me contou que é provável que o PT de Foz, presidido pela vereadora Anice Gazzoui, poderá ocupar uma secretaria no governo Reni Pereira (PSB). As pastas cotadas, ainda segundo minha fonte, seriam FOZHABITA ou Ação Social. Não me foi dito se essa possibilidade aconteceria com ou sem a atual presidente do PT iguaçuense no comando do partido...


PENSANDO BEM...

Quase todos os grandes projetos e pleitos de Foz do Iguaçu, dependem, basicamente, do governo federal. Portanto, parece saudável uma aproximação do atual governo municipal com o PT, até porque, o governador Beto Richa parece não poder ajudar muito no principal problema do município: o Hospital Municipal...


SE A MODA PEGA NA “TRÍPLICE FORNTEIRA”...

Vejam só o que saiu na Folha de São Paulo: “JOVEM É ACUSADO DE FORMAÇÃO DE QUADRILHA POR 'CURTIDAS' NO FACEBOOK” - Jelani Henry, 22, cresceu no Harlem, em Nova York –área conhecida pela atuação de gangues. Em 2012, ele foi preso e acusado de formação de quadrilha com base em fotos no Facebook com o símbolo do "Goodfellas" e "curtidas" em postagens relacionadas ao grupo.

Ainda uso redes sociais, mas muito pouco. Fui preso por causa do Facebook e nem sei exatamente por quê. Tenho mais de 2.000 amigos no perfil, pode ser até coisa de gente que eu não conheço.”, diz o jovem na matéria do Folha.

A promotoria usou fotos e "curtidas" no Facebook para processar Jelani Henry. O juiz negou meu direito à fiança. “Passei 18 meses preso —meus aniversários de 20 e 21 anos foram lá. Fui para o inferno e voltei, nem sei como explicar, foi muito assustador. Já estou em casa há mais de um ano e ainda penso nisso todos os dias. No futuro, se eu fizer qualquer coisa estúpida, essa será a consequência.”, conta ele na Folha de São Paulo.

Comentário do Cazuza – Considerando o que um determinado grupo, infiltrado e “insuflado” muitos militantes políticos de Foz do Iguaçu, bandidamente vem fazendo no Facebook contra pessoas e políticos locais, alvos de mentirosas calúnias e injúrias do “cibernético” bando, parece que poderá prosperar na Justiça a estratégia de causídicos locais que preparam ações criminais que também enquadram por “formação de quadrilha” esses “cyberdelinquentes”, inclusive os que “compartilham” postagens criminosas, da rede social.


ÉPRÁCABÁ”

E por falar em insultos pelo Facebook, quem anda meio “precavida” naquela rede social, é a “militante cibernética” Olga Souza, mais ­conhecida pela alcunha de “Olga da Saúde”, ligada politicamente ao ex-prefeito Paulo Mac Donald Ghisi.

A razão dos “cuidados” maiores que tem agora a citada “ativista”, que não mais cita o nome de suas “vítimas” no Facebook, seria um processo movido contra ela por um dos alvos de possíveis injúrias, calúnias e difamações que ela teria cometido, segundo consta.


“ÉPRÁCABÁ” II

A organização não governamental britânica (ONG) Oxfam informou nesta segunda-feira (19) que, em 2016, o patrimônio acumulado pelos mais ricos do mundo – 1% da população mundial – vai ultrapassar o dos restantes 99%. Ainda segundo a Oxfam, a parte do patrimônio mundial detida por 1% dos mais ricos passou de 44% em 2009 para 48% no ano passado e vai ultrapassar os 50% no próximo ano.


MUITO SUSPEITO

Muito me chama a atenção a suspeita morte do procurador argentino, Alberto Nizman, horas antes de ir ao Congresso do país “hermano” apresentar provas por suposto acobertamento, por parte da presidente Cristina Kirchner, de provas da participação do governo iraniano em atentado que matou mais de 80 judeus em Buenos Aires em 1994.

Explico. O finado ex-presidente (e marido de Cristina) Nestor Kirchner, tanto considerou como relevantes as provas de Nizman sobre a participação iraniana no assassinato dos judeus em tentado a bomba na capital portenha, que as apresentou como denúncia na ONU, mas, no entanto, a atual presidente tentava desqualificar o trabalho de Nizman e as acusações daquele procurador, que convenientemente apareceu morto agora, ou seja, se até o finado marido de Cristina acreditou no trabalho do procurador, quem é este blogueiro para duvidar de Nizman....

Em Tempo: A arma encontrada ao lado do corpo sem vida do procurador Nisman, não era dele...


“POIZÉ”

Uma pesquisa realizada na França, mostrou que mais de 43% da população é contra a publicação das charges do “Charlie Hebdo” sobre Maomé. Portanto, esse número, inegavelmente, é expressivo e precisa ser considerado e, para aqueles que pensam que o que importa é somente a vontade da maioria, é bom lembrar que uma maioria muito maior do que a que aprova as charges da publicação francesa, é a que condenou Jesus Cristo em troca de “liberdade de expressão”, digo, de Barrabás... Pronto, falei!


EM TEMPO

Os terroristas que atacaram a França por causa do “Charlie Hebdo”, são fanáticos que não se importam com o que se pense dos atos deles. Eles querem é visibilidade para as barbáries que cometem, visibilidade essa que garante a eles “fãs” – fanáticos a exemplo deles - por todo o mundo, que os apoiam e incentivam de forma explicita, como ocorre na África.

Portanto, que o mundo se prepare, pois as manifestações de indignação pelo mundo afora contra os terroristas, em nada fará com que eles se inibam, pelo contrário, irão é se sentir estimulados por ter conseguido tanta “mídia”, podem anotar, afinal, esses terroristas não são humanos racionais.


SOBRE OS POSSÍVEIS CANDIDATOS NA CORRIDA ELEITORAL EM 2016 PARA O PALÁCIO IGUAÇU*

Do Bloco da Situação: leia se Reni Pereira, sem dúvidas ele será candidato natural pois não quer ficar sem mandato, em 2008 e 2012 quando disputou a prefeitura ele estava na condição de deputado estadual, então nessa altura ele ficar sem mandato não seria bom para seu projeto político de em 2018 disputar eleição para deputado federal (um bocudo me contou).

Reni, bom articulador que é, já está buscando seu vice em sua reforma, fala se em Sérgio Beltrame e/ou Professor Sérgio (outro bocudo me contou), que mesmo não obtendo êxito desde 2004, ele vem ganhando força eleição em eleição e o período que ficou em Brasília serviu para deixa-lo mais experiente politicamente.

Com isso Reni Pereira trás o PMDB e mantém o PSC, por perto mesmo porque seu compadre Ratinho Jr. está mais fortalecido do que nunca para ser o próximo governador em 2018, se Neuso Rafain vier melhor, o PTB será importante pois a qualquer momento poderá ter seu deputado estadual, Vermelho está na suplência, Neuso não é mais presidente do partido, o atual Eduardo Teixeira, se não falhar a memória ele foi companheiro de Chico Brasileiro em 2012, mas na política tudo é possível.

Do Bloco de oposição: o PT, DEM, PDT, PSD e PCdoB são declarados opositores da atual administração por isso terá seu candidato e ele deverá ser ungido através da benção do senhor Dr. Paulo Mc Donald Ghisi que se livrou de mais uma capivara e teve suas contas aprovadas, na minha modesta opinião não ele será candidato, apesar de expressar sua vontade, aposto na candidatura em cabeçada por Nanci Rafain e Luis Queiroga de vice.

Do Bloco chamado 3ª via: O Pros já afirmou através de seu Presidente, José Reis que terá candidatura própria mesmo sofrendo algumas baixas de lideranças, como Valdir de Souza o maninho, Rudnei de Moura, vereador José Carlos e etc, sem contar outros partidos considerados nanicos também devem registrar candidatura.

EM TEMPO: o PSDB é uma incógnita pois com o rompimento de Ivone Barofaldi resta saber como fica a situação do partido dentro deste contexto, o governador Beto Richa quer candidato na cidade mas hoje não existe um nome a altura para tal disputa, sem desmerecer o mérito de: Pastorello, Serigueli, Budel, Salinet Filho, então acredito que este partido irá deixar para última hora sua decisão, hoje, eu não acredito em um palanque com PT e PSDB mas como estamos falando de Foz do Iguaçu onde o rabo abana o cachorro, tudo é possível.

*Marcelo Bonotto, jornalista.


SAMEK, CANDIDATO A PREFEITO DE FOZ?

Palpite do dia. Caso não continue a frente de Itaipu (o que seria péssimo para a Tríplice Fronteira) e nem ocupe algum outro cargo público relevante neste novo mandato de Dilma Rousseff, creio ser bem possível que Jorge Samek (PT) acabe se tornando candidato a prefeito de Foz do Iguaçu em 2016, possibilidade essa que deve tirar o sono de pré-candidatos a alcaide local, tais como Paulo Mac Donald Ghisi (PDT), Anice Gazzoui (PT) e Chico Brasileiro (PSD).


EXCLUSIVO: ELEITO DEPUTADO FEDERAL POR FOZ, GIACOBO MUDARÁ DE PARTIDO

Aqui na Capital Federal, uma antenada fonte do Congresso Nacional revelou que o deputado federal reeleito para o terceiro mandato, Fernando Giacobo, está deixando o Partido de República para se filiar ao PRB, do qual, ainda segundo minha fonte, Giacobo, reeleito por Foz do Iguaçu, deverá ser o líder na Câmara dos Deputados. Atualmente Giacobo é o presidente do PR no Paraná, cargo que passaria a ser exercido pelo também deputado federal eleito, Luiz Nishimori.


NARCOTRÁFICO

EXECUÇÃO DE OUTRO BRASILEIRO CONDENADO POR TRÁFICO PODERÁ SER EVITADA POR ESTRATÉGIA DA DEFESA

Sob alegação de que Rodrigo Muxfeldt Gularte possui problemas mentais, advogados tentam salvar vida do iguaçuense que está no “corredor da morte” na Indonésia

A defesa e os familiares de Rodrigo Muxfeldt Gularte, 42, tentam interná-lo às pressas em um hospital psiquiátrico para que o brasileiro não seja executado na Indonésia. Neste domingo (18), o procurador-geral do país anunciou em Cilacap, a 400 km de Jacarta, que quer acelerar novas execuções.

Pranchas de Surf nas quais Rafael Gulart transportou cocaína para Indonésia

Rodrigo está na lista, em fuzilamento marcado para fevereiro. Paranaense, de Foz do Iguaçu, ele foi condenado à morte por tráfico de drogas, tal qual Marco Archer Cardoso Moreira, fuzilado na madrugada de ontem, domingo, horário da Indonésia, cujo corpo foi cremado e será trazido ao Brasil.

Rodrigo foi diagnosticado com esquizofrenia, atestado por laudo psiquiátrico, mas se recusa a ser internado, por acreditar que está são. Uma prima dele chega nesta segunda-feira (19) a Cilacap, onde fica a prisão em que ele está, para convencê-lo a se internar rapidamente. Abalada, a mãe, Clarisse Gularte, não quis viajar.

"Sob a lei indonésia, pessoas com doença mental não podem ser executadas", disse o advogado pago pelo governo brasileiro para defender Rodrigo e Marco Archer.

Não se trata de uma simples tese. Utomo ouviu de Tony Spontana, porta-voz da Procuradoria-Geral, que, se fosse apresentada comprovação de que Rodrigo está doente, a execução seria adiada. A Procuradoria é o órgão responsável por levar adiante as execuções no país. A Procuradoria tem de analisar os laudos antes de se decidir.

Pelas leis locais, o governo indonésio já pode executar Rodrigo, porque cumpriu todas as etapas para tal. A última delas foi o fato de o presidente Joko Widodo ter negado clemência ao brasileiro, em 9 de janeiro último. Não há mais recursos possíveis na Justiça do país asiático.

Prisão - Iguaçuense, filho de uma família abastada, Rodrigo foi preso em 2004 ao tentar entrar no aeroporto de Jacarta com 6 kg de cocaína escondidos em pranchas de surfe. Se Marco Archer nunca escondeu ter sido um traficante de drogas, Rodrigo era "mula" - recebia dinheiro para carregar entorpecentes.

Com ele estavam dois amigos, também detidos na ocasião. Mas Rodrigo disse à polícia indonésia que toda a droga era sua, e os amigos foram liberados, em episódio repleto de dúvidas sobre o qual ele jamais quis falar. Em 2005, o iguaçuense foi condenado à morte.

Ele e Marco mal se falavam. Diferentemente do comportamento quase alheio de Marco, Rodrigo sofria com a prisão e a ameaça de ser fuzilado. Estava deprimido e chegou a tentar se suicidar, ao colocar fogo no colchão de sua cela, alguns anos atrás. Também ao contrário de Marco, se recusava a falar com familiares e a receber visitas, inclusive da mãe, que havia tentado vê-lo. (Com Agências)


AGRADECIMENTOS

Fiz uma visita aos amigos da Gazeta do Iguaçu na última sexta-feira passada (16), e lá bati um papo com os estimados Rosalvo Tavares e Adelino de Souza. Claro que a “pauta” foi política e a nossa conversa acabou como matéria no mais importante e tradicional meio de informação impressa na região. Agradeço a eles pelo espaço que nos foi dado.


MEMÓRIA

IGUAÇUENSE CONTA COMO CONTOU À COMISSÃO DA VERDADE COMO AJUDOU A EMBOSCAR GUERRILHEIROS

"Na hora que acender a luz, você se joga [no chão]." Foi essa a principal instrução dada ao agente Otávio Rainolfo da Silva, membro do CIE (Centro de Informações do Exército), antes de adentrar na mata para uma operação sigilosa.

Era julho de 1974. Motorista do batalhão de Foz do Iguaçu, Silva agia, ao lado do sargento Alberi Vieira dos Santos, como infiltrado entre cinco guerrilheiros da VPR (Vanguarda Popular Revolucionária), grupo clandestino que combatia a ditadura.

Antes disso, os cinco guerrilheiros estavam exilados na Argentina. Haviam desistido da luta armada, mas foram convencidos a voltar por Alberi. Disfarçado de esquerdista, o sargento dissera a eles que um novo foco de guerrilha seria formado no oeste do Paraná. Os seis viajaram então da Argentina ao Parque Nacional do Iguaçu.

A luz era a senha para que os infiltrados se protegessem, instante em que os outros militares começariam a matar os guerrilheiros. A emboscada ficou conhecida como Massacre de Medianeira. Ou Chacina do Parque Nacional do Iguaçu. Ou Massacre da Estrada do Colono.

Silva, Albieri e os cinco esquerdistas andavam lado a lado pela mata, de madrugada, rumo à cidade de Medianeira. A promessa era iniciar o foco da resistência com um assalto a um banco.

"De repente, as luzes acenderam e deu um tiroteio. Praticamente acabou com todo mundo. Se eu não me deito, tinha morrido também."

A descrição, quase 40 anos depois, foi feita por Silva à Comissão da Verdade do Paraná, em junho de 2013, numa sessão reservada e em conjunto com a Comissão Nacional da Verdade. Parte de seu depoimento está no relatório do grupo paranaense, entregue em dezembro.

'CACHORRO' - Os cinco guerrilheiros –José Lavecchia, Joel de Carvalho, Daniel Carvalho, Victor Carlos Ramos e o argentino Ernesto Ruggia– foram mortos na emboscada. Outro líder da VPR que se juntaria ao grupo, Onofre Pinto foi assassinado pelos militares dias depois. Os corpos dos seis nunca foram achados.

"O Alberi falou para eles [os cinco guerrilheiros] que tinha muitas armas guardadas. Convenceu na crocodilagem", contou Silva.

Alberi, morto em 1979, era o principal ator da operação, chamada Juriti. Ex-militante de esquerda, atuava como "cachorro" (o sujeito que, preso, mudou de lado e passou a se infiltrar na oposição para colaborar com os militares). Um de seus comandantes na ação era o coronel Pa ...Continuar lendo


Assinante

Login:
Senha:
 
Esqueci a senha
Quero ser um assinante
Untitled Document

JORNAL ONLINE

Edição Atual
Untitled Document

ENQUETE

Participe da Enquete

Opine - Sobre a obra da Hidrelétrica do Baixo Iguaçu a ser construída a 1 Km do Parque Nacional:

Sou a favor
Sou contra
Desconheço
Preocupa
Afetará as Cataratas
Afetará o meio ambiente
É fundamental


Ver Resultado
Untitled Document

VIDEO EM DESTAQUE

PREFEITO PAULO MAC DONALD CONFRONTADO COM A VERDADE
Untitled Document

TWITANDO

Todos os direitos reservados para O Iguassu - oiguassu@oiguassu.com