O Iguassu - Seu jornal de notícias em Foz do Iguaçu
Untitled Document
Untitled Document
Untitled Document

EDITORIAIS

Edições Anteriores
Política

COLUNISTAS

Carlos Bachtold
José Reis (Cazuza) - Nossa Voz
Untitled Document

ULTIMAS NOTICIAS

Nossa Voz
Quando a Educação se torna Insana e Nociva à Família
Edição 09-01
Edição 08-01
Edição 07-01
Edição 02-01
Edição 31-12
Untitled Document

ELES ESTÃO LENDO

MGM
Untitled Document
Untitled Document

José Reis (Cazuza) - Nossa Voz

Nossa Voz

2014-10-25
 

Fale Conosco: nossavoz.foz@gmail.com


DO ENSINAMENTO BÍBLICO

“Lembre da minha ordem: 'Seja forte e corajoso! Não fique desanimado, nem tenha medo, porque eu, o Senhor, seu Deus, estarei com você em qualquer lugar para onde você for!' ”

(Josué 1:9)



PEDIDO DE VISTA SUSPENDE VOTAÇÃO DO AUMENTO NÚMERO DE VEREADORES EM FOZ

Gaipecada?  Tal qual da outra vez que se tentou aprovar o número de vereadores em Foz do iguaçu, o vereador Hermógenes “Mogênio” de Oliveira voltou a pedir vista suspendendo a votação matéria, a qual novamente é de autoria dele. Pois bem, parece que o final dessa história vai ser a mesma: Mogênio e Cia. Ltda podem “pipocar”...


PERGUNTA QUE NÃO QUER CALAR

Todo mundo sabia que qualquer proposta no sentido de aumentar o número de vereadores em Foz sofreria forte oposição na sociedade, como o foi da última vez que se apresentou a mesma inciativa. Então, por que um desgaste de apresentar o mesmo projeto para depois pedir vista e rejeitá-lo ou simplesmente retirá-lo, “Mogênio” e Cia. Ltda.?


ACABOU O EMPATE TÉCNICO

Datafolha e Ibope mostram que Dilma vem numa “curva ascendente” de intenção de votos e Aécio em “curva descendente” e com taxa de rejeição maior que a presidente

Resumo da Ópera:

Datafolha: Dilma tem 48% das intenções de voto e Aécio, 42%. De acordo com o levantamento divulgado ontem, 41% afirmaram não votar em Aécio "de jeito nenhum", enquanto 37% afirmaram não votar em Dilma.

A pesquisa Datafolha ouviu 9.910 eleitores na quarta-feira (22) e na quinta-feira (23). A margem de erro é dois pontos percentuais para mais ou para menos. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-01162/2014.

Ibope: Dilma tem 49% e Aécio, 41% das intenções de voto. Quanto ao percentual de rejeição, de acordo com o Ibope, Aécio tem 42% e Dilma, 36%.

O Ibope ouviu 3.010 eleitores em 203 municípios, entre os dias 20 e 22 de outubro. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-01168/2014. A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e pelo jornal O Estado de S. Paulo.

Comentário do Cazuza: E passe a régua”, pelo jeito...


POIZÉ”

É brincadeira a pressão que tenho recebido por comentários e posições que tenho manifestado sobre o porquê acho que Dilma Rousseff é opção melhor para Foz do Iguaçu e para os mais necessitados. As razões que me levam a crer nisso são muitas e como hoje não tenho muito tempo para explicá-los, deixo isso para a atualização desta coluna neste sábado, a partir das 19h...


POR FIM

Um bom fim de semana a todos e que nosso país não saia divido após a apurações das urnas no domingo e que “ódio” que se tem visto nas redes sociais acabe e que o resultado das urnas seja respeitado, seja ele qual for.


CONTATO

Mande seus comentários, críticas e sugestões para nosso e-mailnossavoz.foz@gmail.com . Uma bom fim de semana a todos!!!


______________________________________________________


TSE PUNE AÉCIO E DILMA POR ATAQUES NOS PROGRAMAS ELEITORAIS

Perda de tempo no programa eleitoral de agora em diante”. Essa foi a decisão da Justiça Eleitoral (TSE) em razão dos ataques entre Aécio Neves e Dilma Rousseff no horário eleitoral gratuito. Pela forma como tem usado a propaganda eleitoral na TV, Dilma perdeu 36 segundo do horário que possui e Aécio, respectivamente, perdeu 2 minutos e 30 segundos. O TSE entende que o horário gratuito é para utilização propositiva e não para ataques a adversários.

Comentário do Cazuza: As respectivas “dosagens” punitivas emanadas pelo TSE, foi estabelecida pelo entendimento da proporcionalidade de quem mais utiliza inadequadamente o horário político.


ÉPRÁCABÁ”

Contatação. Quando no primeiro turno havia, pelo menos, 2 candidatos, pastor Everaldo e Marina Silva (e, quem sabe, um terceiro, Levi Fidelix...), considerados como comprometidos com os princípios cristãos, tanto pastor evangélico engajado na disputa presidencial como se vê agora. Estão dando a “cara para bater”, literalmente, no Facebook WattsSapp e etc. Agora, o que se constata, é uma campanha aberta, na qual, em alguns casos, a defesa de candidaturas presidenciais estão recebendo mais “empenho” de certos eclesiásticos, do que o apoio dedicado a Jesus Cristo...

Menos mal que “toda autoridade é dada por Deus” (e não pelos homens...) e, por isso, o resultado final das eleições presidenciais será a de acordo com os planos maiores d’Deus e não por “partidarismo político eclesiástico”...

Em Tempo: Antes que alguém venha com julgamentos do tipo “não julgues para não ser julgado...”, registro que minha presente nota acima não está julgando ninguém, apenas constando fatos...


FALANDO NISSO...

O partido político que mais cresceu nas eleições deste ano foi o PRB, legenda partidária essa, notadamente, enraizada na Igreja Universal de Edir Macedo (aquele do nababesco “Templo de Salomão” em São Paulo...). E por falar em Edir Macedo e sobre o perigo de partidos “religiosos” e "religiosidade" num estado que deve ser laico, escreverei oportunamente...


OPORTUNO

O lugar do pastor é junto do seu rebanho, portanto deve ser cuidadoso por onde tens andado. Nenhuma igreja pode aspirar à maturidade com um pastor ocupado com outras tarefas, fora da igreja, devemos atentar para esta colocação, pois em nossos dias existem pastores desenvolvendo funções, que tem ocupado mais tempo do que seu próprio ministério. (John B. Wilder)


PARA REGISTRO

Escrevi esta semana que o nome da deputada estadual eleita de Foz, Cláudia Pereira (PSC), vem sendo lembrado, segundo uma fonte antenada deste blogueiro, para compor a mesa diretiva da Assembleia Legislativa do Paraná.

Pois bem, ontem tive um contato com a deputada eleita e ela me disse que certo é somente o nome do deputado estadual Ratinho Júnior como forte candidato da presidir aquela Casa de Leis Estadual e que ela desconhece e em momento gestionou por seu nome para ser parte do comando da ALEP e que o foco é apoiar Ratinho Jr. na presidência da ALEP.


OUTUBRO NÃO DEVE SER SOMENTE “ROSA”...

Bom lembrar que o “Outubro Rosa” não deve ser somente focado na mulher, afinal o câncer de mama, ainda que de forma mais rara, também atinge o homem, o que é de desconhecimento de muitos, portanto...


MENSAGEM DE LEITOR

Nome: Murillo Schneiberg

Assunto: Homenagem

Mensagem: Prezado periodista, por sempre adentrar à casa do povo (legislativo) gostaria de homenagear um dos gabinetes mais receptivos daquele recinto, tratando o cidadão iguaçuense com o devido respeito, atento as necessidades daqueles que ali emanam seus anseios, por uma vida digna, compatível com nossas esperanças em um futuro promissor!!!

Parabéns Vereador Edílio Dall'gnol, estendo também a seus colaboradores... O apreço coletivo deste cidadão, e, todos os cidadãos, tratados em seu gabinete com a magnitude de um legítimo representante do povo!!!”



______________________________________________________



DILMA PASSA AÉCIO NA CORRIDA ELEITORAL, APONTAM DATAFOLHA E VOX POPULI

Pesquisas divulgadas pelos institutos Datafolha e Voz Populi, apontam Dilma Rousseff pela primeira vez, neste segundo turno, na frente de Aécio Neves na disputa pela presidência da República. Confira detalhes da pesquisa no O IGUASSU www.oiguassu.com


AÉCIO x DILMA: MINHA OPINIÃO

Um fator poderá ser decisivos nesta reta final da disputa entre Aécio e Dilma: A maior “capilaridade” partidária do PT e do PMDB (e aliados) em relação ao PSDB (e aliados) por todo país. A muito maior “estrutura partidária” em torno de Dilma Rousseff poderá ser decisiva. 

Mais. Segundo as pesquisas divulgadas ontem, segunda-feira, o índice a rejeição de Aécio e Dilma é praticamente o mesmo. Ou seja, a disputa será voto por voto e, por isso, reforça-se o argumento que a “estrutura partidária” em torno de Dilma deve ser fator decisivo nesta última semana de disputa eleitoral deste ano.


...E NÃO É TUDO.

Em que pese a ampla maioria de simpatizantes que Aécio Neves, em relação a Dilma, possui no Facebook e que essa mídia social, em particular, possui expressiva “força” para, sobre tudo (pelo que se pode facilmente constatar...), “desconstruir” imagens, seja isso com fatos ou mentiras...

É bom lembrar que o extrato social que abrange a maior parte dos eleitores brasileiros, a classe menos “favorecida”, não utiliza da mesma forma o Facebook quanto as camadas mais “favorecida” da sociedade, perfil de eleitorado mais privilegiado esse no qual Aécio tem a preferência disparada.

Mas, admitamos ou não, não será apenas o Facebook (pelo menos neste ano...) que decidirá as eleições pela presidência do país, como parecem apontar os números das pesquisas de ontem do Datafolha e do Vox Populi...


AUMENTO DO NÚMERO DE VEREADORES EM FOZ

Sintetizarei minha opinião: Sem que haja garantia real de que isso não implicará em aumento de custos do Legislativo local, creio que nem se deve discutir o assunto.


CLÁUDIA PEREIRA BEM COTADA

Soube de fonte segura que o nome da deputada estadual eleita, Cláudia Pereira (PSC), vem sendo cogitado para fazer parte da mesa diretiva da Assembleia Legislativa do Paraná no ano que vem. Não faltam qualificação e disposição para ela na possível função.


E O VITORASSI ?

Na disputa pela prefeitura de Foz do Iguaçu em 2016, principalmente se houver segundo turno na cidade (hoje faltariam menos de 8 Mil votos para Foz ter segundo turno). Do alto de sua boa votação para deputado federal, Dilto Vitorassi (PV) poderá ser outro nome concorrendo pela chefia do Executivo local.

Se não tiver segundo turno, creio que ele deva ser uma opção como vice-prefeito, afinal, há muito o meu prezado Vitorassi demonstra não ter tanto apego pela vereança, conforme ele mesmo me disse tempos atrás, quando cogitou até deixar o mandato para o suplente, Márcio Rosa.


FALANDO NELE...

Quem também fez bonito pelo PV iguaçuense foi o jovem Márcio Rosa, atual primeiro suplente de vereador do partido, que disputou uma vaga de deputado estadual e obteve 7.433 votos em sua primeira disputa de âmbito estadual. Creio que ele carimbou de vez seu “passaporte” para se tornar vereador eleito em 2016.


E O GIACOBO ?

Doa a quem doer: E mais uma vez o presidente estadual do PR, Fernando Giacobo, se elegeu, com “folga”, deputado federal e sem precisar dos votos que fez em Foz do Iguaçu. 

Giacobo, anos atrás, resolveu transferir seu domicílio eleitoral para Foz e, desde então, vem focando muito suas campanhas e ações parlamentares no município, é preciso reconhecer.

No entanto, a sociedade iguaçuense, ao que parece, vem tratando com certo desdem as ações e iniciativas do parlamentar que conquistou seu terceiro mandato federal em outubro, e esse descaso é péssimo, ainda mais para um município que há décadas não consegue sequer eleger nenhum outro deputado federal local...


CONTATO

Mande seus comentários, críticas e sugestões para nosso e-mailnossavoz.foz@gmail.com . Uma boas semana a todos!!!

______________________________________________________


VOLTANDO A ATIVA

Depois de meses sem poder escrever neste espaço em razão do período eleitoral (por ter sido candidato não podia escrever nesta coluna), estamos de volta como nossas informações e considerações sobre os “bastidores do poder”, sempre com foco central em Foz do Iguaçu e sem enchimento de linguiça, afinal, aqui nunca faltou pauta e nem posicionamento próprio sobre os principais temas do dia-a-da.


E VEM AÍ MAIS UMA GREVE DA POLÍCIA FEDERAL

Os policiais federais, assim como qualquer outra categoria profissional, tem todo o direito de fazer greve em busca de suas reivindicações, mas fazer greve na Ponte da Amizade não vai resolver nada. A única coisa que eles conseguem com greve naquele local, vital para o dia-a-dia de nossa Tríplice Fronteira, é infernizar a vida dos iguaçuenses e de nossos turistas. 

Local de greve para os federais (Receita, Polícia Rodoviária e PF) deve ser a Explanada dos Ministérios e/ou o Palácio do Planalto em Brasília, onde se decide o que eles, merecidamente, merecem e revindicam. Aqui na nossa fronteira eles não vão resolver nada!


ACABO DE ASSISTIR O DEBATE ENTRE AÉCIO E DILMA NO SBT

Confesso que foi o primeiro debate entre os candidatos a presidente que pude ver, do começo ao fim, nessas eleições. Achei, comparando com os demais (que vi em parte ou em reprises...), que foi a melhor participação de Dilam Roussef. Acho até que houve uma ligeira superioridade de Dilma, que nos debates anteriores pareceu titubiante. Em linhas gerais, gostei do debate.


MEU VOTO PARA PRESIDENTE

Por ser cristão, votei no pastor Everaldo no primeiro turno. Agora acho que não votarei em nenhum dos dois porque tanto Aécio quanto Dilma defendem políticas de aborto, casamento gay e de descriminalização do consumo de droga.

Creio que votarei em branco, caso mude minha opinião e vote em Aécio ou Dilma, isso será motivado pelo grau de comprometimento deles com Foz e Região, pois foi, principalmente, para defender os interesses de nossa cidade e Região, que fui candidato a deputado federal neste ano.

Portanto, só mesmo o grau de comprometimento, ações e projetos do PT e/ou do PSDB com Foz e Região ao longo da história e para os tempos vindouros é que poderá mudar minha intenção de votar em branco, afinal, como sempre disse em minha campanha eleitoral, “o meu Brasil começa por Foz o Iguaçu!!!”.


PREFEITO DE FOZ, DE OLHO EM 2016, PROMOVE REFORMA ADMINISTRATIVA

O prefeito Reni Pereira (PSB), assim que apuradas as urnas de 05 de outubro, começou uma reforma administrativa na prefeitura de Foz do Iguaçu. 

As mudanças deverão ter continuidade, principalmente após a definição da disputa entre Aécio e Dilma Rousseff.

Com as mudanças, o prefeito buscar fortalecimento de seu governo e também definir quem realmente estará com ele no projeto sucessório de 2016 para a chefia do Poder Executivo local, o que deve passar também pelo grupo que participou da eleição do atual prefeito em 2012, grupo esse que, em grande parte, hoje se encontra disperso.


E AGORA, CHICO? QUEM COM FERRO FERE...?

Para quem não sabe, mal acabou a apuração das urnas no dia 05 de outubro e as eleições de prefeito em 2016 “pegou fogo” já no dia seguinte (06 de outubro). O primeiro “protagonista” na disputa pela sucessão do prefeito Reni Pereira já está definido: é o deputado estadual eleito Chico Brasileiro (PSD).

E aí vem o questionamento muito usado pela campanha do citado deputado eleito, quando então candidato a prefeito, derrotado por Reni Pereira em 2012: É correto Brasileiro deixar o mandato de deputado estadual para o qual foi eleito neste ano, para concorrer a prefeitura em 2016?


...E TEM MAIS POSSÍVEIS ADVERSÁRIOS EM 2016 PARA O PREFEITO DE FOZ

Pelo menos outros 3 nomes que investiram muito pelos votos dos iguaçuenses e que poderão confrontar o projeto de reeleição de Reni Pereira: o professor Sérgio Oliveira (PSC) e os empresários Túlio Bandeira (PTC) e Nelsi “Vermelho” Coghetto (PTB). Todos eles, com campanhas expressivas em Foz, não devem deixar de aproveitar a “visibilidade” que conquistaram ou, no caso do professor Sérgio, firmaram.

Em Tempo:Correndo por fora” com vistas a 2016, também podem ensaiar voos mais altos que a atual condição de edil, em razão das votações que fizeram para deputado estadual, os vereadores Gessani da Silva (PP) e Luiz Queiroga (DEM).

Queiroga e Gessani, além dos votos obtidos em outubro, possuem a seu favor também, o considerável tempo de TV que cada um de seus respectivos partidos possuem, o que pode render a eles, quem sabe, uma posição de vice-prefeito de alguma candidatura prefeito, o que não deve acontecer em relação ao vereador Nilton Bobato (PCdoB), quem, mesmo obtendo uma muito boa votação para deputado federal, tem menos chance de vir a ser vice-prefeito em razão de ser de um partido muito pequeno.


PERGUNTA QUE NÃO QUER CALAR

O professor Sérgio Oliveira, virtual candidato a prefeito de Foz em 2016, continuará, a partir do ano que vem, filiado ao PSC de Ratinho Júnior, parceiro de loga data do prefeito Reni Pereira?


PREVISÃO DO TEMPO

O vereador Queiroga (DEM), deve deixar, de fato e de direito, a bancada de apoio ao prefeito de Foz na Câmara Municipal.


QUEM AINDA NÃO DECOLOU EM FOZ RUMO A 2016...

Quem deixou de conquistar, com vistas a sucessão do prefeito Reni Pereira em 2016, espaço” político importante, foram o PSDB e o PMDB. Explico. Nem o tradicional PMDB e nem o PSDB (mesmo com candidatura a governador e a presidente), apresentaram candidatos a deputado estadual ou federal por Foz do Iguaçu. Ambas legendas e suas maiores lideranças eleitorais, preferiram apoiar candidaturas de outros partidos e/ou de candidatos paraquedistas. Vejam só:

Do PMDB/Foz: Parte do PMDB apoiou Dilto Vitorassi (PV) para deputado federal e outra parte apoiou o “paraquedista” Sérgio Guerra na mesma disputa.

Para deputado estadual, uma ala apoiou Cláudia Pereira (PSB) e outra ala apoiou Nelsi “Vermelho” Coghetto (PTB).

Do PSDB/Foz: Apesar do “discurso” de que a candidatura da vice-prefeita Ivone Barofaldi (que preside o PSDB em Foz) renunciou a candidatura dela a deputado estadual para fortalecer as demais candidaturas iguaçuenses ao cargo que ela pleiteava e mesmo com a candidatura a deputado estadual do “Tucano” iguaçuense Hamilton Serighelli, a direção local e militantes do partido preferiu não apoiar Serighelli. Para deputado estadual, o voto dos “Tucanos” de Foz, foi pulverizado e de foram tal que não foi fator decisivo para nenhuma candidatura.

Para deputado federal, houve uma mobilização praticamente total do comando e militância do PSDB/Foz em prol da candidatura do “paraquedista” Valdir Rossoni, que representou apenas 2.144 dos mais de 170 Mil votos obtidos por ele, que acabou eleito.

Resumo da Ópera: Tanto o PMDB quanto o PSDB, se pretendem disputar com candidatura própria a sucessão de Reni Pereira em 2016, apesar do protagonismo e importância que possuem nos cenários estadual e nacional, parecem precisar reconquistar suas respectivas “identidades” local e “arrumar a casa”. Hoje, ambas as legendas estão dividas em, pelo menos, duas alas.


APROVEITANDO O ENSEJO...

Tenho que aqui registrar meus agradecimentos a todos que nos confiram seu voto ou nos apoiaram de alguma forma em nossa candidatura a deputado federal pelo Partido Republicano da Ordem Social - PROS. Especialmente agradeço a toda a equipe que trabalhou em nossa campanha. Muito obrigado a todos vocês pelos 2.459 votos que obtivemos.

Em Tempo: Considerando as limitações estruturais de nossa candidatura, em conjunto com os coordenadores de nossa campanha, nos últimos 45 dias de nossa campanha, projetamos obter, no mínimo, 2 Mil votos, o que superamos com os 2.459 efetivamente votos obtidos, o que nos posicionou num honroso 120o lugar entre os 287 candidatos a deputado federal em todo Estado.


O FACEBOOK AS ELEIÇÕES

É irreversível. O Facebook virou importante “ferramenta” nas eleições deste ano e os eleitos, podem anotar, precisarão exercer seus respectivos mandatos de “olho” na rede social que se transformou também em instrumento de controle social.


ANTES QUE EU ME ESQUEÇA...

Teve um bando de “corneteiros” que apostava que faríamos em torno de 200 votos com nossa candidatura a deputado federal. Era uma festa no Facebook com tal prognóstico, onde diziam até que as curtidas em postagens contra nossa candidatura teriam mais “curtidas” do que o número de nossos votos nas eleições. Todos erram e por muito...


CRÍTICA BEM VINDA

Ainda sobre Facebook dentre as postagens as críticas que recebi por minha candidatura a deputado federal naquela rede social, haviam algumas que foram feitas com o devido respeito, sem ofensas, dentre as quais, por exemplo, destaco a que fez, por meio de imagem, o iguaçuense Jackson Cabaña, que trabalhou para a campanha a deputado federal de Valdir Rossoni. Confiram, em que pese ter sido feita por alguém comprometido com outra candidatura, a bem-humorada crítica:


PROS NAS ELEIÇÕES 2014

Com apenas 12 meses de existência, o Partido Republicano da Ordem Social elege seus primeiros representantes na Câmara dos Deputados

Mais jovem partido político do país, PROS também elegeu 31 deputados estaduais, uma vice-governadora (Paraná), e disputa o segundo turno do governo do Amazonas (com José Melo) e a vice-governadoria do Ceará.

Com a divulgação oficial do resultado das Eleições 2014 na noite deste domingo (05), o Partido Republicano da Ordem Social (PROS) elegeu ao todo 11 deputados federais e 31 deputados estaduais em todo o país.

A legenda ainda elegeu uma vice-governadora, uma vez que a deputada federal Cida Borghetti (PROS-PR), assumirá no próximo ano ao lado do governador Beto Richa (PSDB), o Poder Executivo do estado do Paraná.

A outra candidata ao cargo de vice-governadora, Izolda Melo, disputará o segundo turno no Ceará na chapa de Camilo Santana (PT). Eles vão disputar o governo do estado com o candidato Eunício Oliveira (PMDB).

O governador do Amazonas e candidato à reeleição, José Melo (PROS), também vai disputar o segundo no turno no estado. O seu oponente é o candidato Eduardo Braga (PMDB).

Abaixo segue a lista dos 10 deputados federais eleitos pelo PROS nas Eleições 2014:

Alagoas – Givaldo Carimbão

Ceará – Leônidas Cristino, Domingos Neto, Antonio Balmann

Distrito Federal – Ronaldo Fonseca

Espírito Santo – Dr. Jorge Silva

Mato Grosso – Valtenir Pereira

Pará – Beto Salame

Rio Grande do Norte – Rafael Motta

Rio de Janeiro – Hugo Leal e Miro Teixeira.


E TEM MAIS...

Muito mais tenho que comentar sobre o resultado das urnas no dia 05 de outubro e sobre a disputa presidencial mais concorrida das últimas décadas no país, mas isso fica para as próximas atualizações aqui da coluna. Uma boa semana a todos.





...Continuar lendo

Assinante

Login:
Senha:
 
Esqueci a senha
Quero ser um assinante
Untitled Document

JORNAL ONLINE

Edição Atual
Untitled Document

ENQUETE

Participe da Enquete

Opine - Sobre a obra da Hidrelétrica do Baixo Iguaçu a ser construída a 1 Km do Parque Nacional:

Sou a favor
Sou contra
Desconheço
Preocupa
Afetará as Cataratas
Afetará o meio ambiente
É fundamental


Ver Resultado
Untitled Document

VIDEO EM DESTAQUE

CORRUPÇÃO EM FOZ: POLÍCIA FEDERAL JÁ TERIA COMPROVADO AUTENTICIDADE DE VÍDEO QUE SAIU NO TRIBUNA DA MASSA
Untitled Document

TWITANDO

Todos os direitos reservados para O Iguassu - oiguassu@oiguassu.com