O Iguassu - Seu jornal de notícias em Foz do Iguaçu
Untitled Document
Untitled Document
Untitled Document

EDITORIAIS

Edições Anteriores
Política

COLUNISTAS

Carlos Bachtold
José Reis - Nossa Voz
Untitled Document

ULTIMAS NOTICIAS

Formação Continuada para Professoras dos CMEIs
Nossa Voz
Edição 09-01
Edição 08-01
Edição 07-01
Edição 02-01
Edição 31-12
Untitled Document

ELES ESTÃO LENDO

MGMlado2
Untitled Document
Untitled Document

José Reis

GARGANTA DO DIABO

2012-06-13
 


O MELHOR CONTEÚDO

Para ler as informações deste blogueiro, clique neste nosso novo link: http://www.oiguassu.com/blog.php?idUsuario=20




...Continuar lendo

GARGANTA DO DIABO

2011-11-16
 
 

E-Mail de Contato: jose_reis1963@hotmail.com


DO ENSINAMENTO BÍBLICO

“E o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre”

(1 João 2:17)


É MENTIRA TÉRTA?

“Nunca foi comentado que os três vereadores precisam votar de uma maneira ou outra”

Do vereador Beni “Frajola” Rodrigues ao jornalista Marcelo Freire, alegando que até o momento não houve orientação partidária na votação dos projetos apresentados na Câmara Municipal, o que não é verdade.

Foram várias as orientações partidárias que o PSB/Foz já enviou anteriormente ao Legislativo, sendo que numa delas, por exemplo, o citado vereador, coincidentemente, ficou doente e não foi na votação para a qual o PSB/Foz orientava Rodrigues, quem, portanto, nos faz lembrar o mentiroso personagem “Pantaleão” de Chico Anísio...


SUGESTÃO

Da discussão sobre o aumento de vereadores em Foz do Iguaçu

Sugiro que os partidos políticos que apoiam o aumento de vereadores em Foz não coliguem com as legendas que não apoiam o aumento de cadeiras no Legislativo iguaçuense, independentemente da proposta de aumento de cadeiras ser aprovada ou não na Câmara Municipal. Que os partidos contrários ao aumento de vereadores coliguem entre si apenas, e que depois se avalie quem é que tem mais representatividade na política local...


SERVIDORES DE FOZ COM AS BARBAS DE MOLHO

Prefeito de Foz poderá novamente atrasar pagamento da folha em dezembro

Uma fonte ligada a Secretaria de Fazendo me disse que é grande a preocupação de que ocorra novamente o que aconteceu no final de 2010, quando o prefeito Paulo Mac Donald pagou somente 50% da folha de pagamento dos servidores municipais, inclusive para os professores das nossas escolas locais. Vou me aprofundar nesse assunto oportunamente.


CARONEIRO CARA DE PAU

Prefeito de Foz pousando de “papagaio de pirata”

Alguém consegue lembrar-se de outra atitude do prefeito Paulo Mac Donald em relação a vitoriosa campanha do Vote Cataratas que não o fiasco protagonizado no evento do Bourbon do qual participavam diversas autoridades, quando Mac Donald encerrou os pronunciamentos com uma fala de cerca de 2 minutos dedicados somente a tentar esculhambar com o Gilmar Piolla (o “carregador de piano” do Vote Cataratas) e sequer fazer alusão a pauta do ato em prol de nossa agora nova Maravilha da Natureza?

Pois bem, agora que se confirmou que as nossas Cataratas são uma das 7 Maravilhas da Natureza eleitas, Mac Donald anda posando como se tivesse alguma responsabilidade pelo resultado no trabalho alheio. Alguém devia comprar “Óleo de Peroba” ou “Jimo Cupim” e dar para o prefeito substituir pela loção de barba dele...


EM TEMPO

Não é só o prefeito Paulo Mac Donald que anda fazendo cortesia com o Chapéu Alheio na eleição das Cataratas do Iguaçu como uma das novas 7 Maravilhas da Natureza...


JUSTA HOMENAGEM

Durante a última Sessão Ordinária (adoro esse nome...) da Câmara Municipal de Foz na sexta-feira (11-11), o vereador Sérgio Beltrame (PMDB) fez pronunciamento para cumprimentar os 24 anos do jornal Gazeta do Iguaçu, mais tradicional e importante meio impresso de informação de nossa cidade, cumprimentos esses a que este blogueiro se soma.


CARTA VERDE OU CARTA DA DISCÓRDIA?

Carta Verde cobrada por argentinos causa transtornos a turistas brasileiros

Tenho conversado com algumas pessoas que não escondem a “bronca” que estão em razão da exigência da Carta Verde pelas autoridades trânsito da cidade de Puerto Iguazu. A necessidade do tal documento por parte de lós “hermanos” é algo pontual, pois noutras fronteiras do vizinho país o mesmo não é cobrado.

Depois da matéria publicada na semana passada na Gazetinha sobre as desventuras pelas quais passou uma turista por não portar a Carta Verde, o amigo Ben Hur Angeli mandou uma carta para aquele periódico propondo que deixemos de ir daquele lado da Tríplice Fronteira.

Angeli lembrou que temos excelentes restaurantes aqui e que em Cidudad del Leste encontramos os vinhos argentinos quase ao mesmo preço que em Puerto Iguazu, e que na fronteiriça cidade paraguaia ainda podemos comprar os vinhos chilenos (muitos deles melhores do que os fabricados pelos argentinos...).

Angeli termina sua carta para a Gazetinha sugerindo ainda que deixemos que o comércio de Puerto Iguazu por conta das vendas das “otoridades” argentinas que exigem a Carta Verde (muitas vezes para apenas extorquir que não a possui...). Particularmente, apoio em grau gênero e número a ideia de Angeli, tanto que há pelo menos 2 meses não piso em Puerto Iguazu!


PREPARADO

Em minha estada em Brasília nos últimos dias, uma fonte me revelou que encontrou em São Paulo com o popular Grilo, interlocutor do prefeito de Foz com o Legislativo municipal, que estava se dirigindo a São José do Rio Preto para um curso de Marketing Político.

Minha fonte não soube revelar se o Grilo foi para o tal curso com o apoio do deputado Reni Pereira, de quem é amigo, mas de uma coisa eu tenho certeza, não foi por conta do prefeito Paulo Mac Donald, pois o atual Chefe do Executivo iguaçuense “JáElvis” politicamente (só falta a “pá de cal” no dia 01-01-2013...).


NÃO É MAIS UMA GAROTINHA...

Leila ma web para o mundo...

Volto e meia gosto de me lembrar de quando a jornalista e blogueira (das boas...) Leila Gesing foi trabalhar conosco no jornal impresso O IGUASSU no começo de 2010. Ela, na primeira conversa que tivemos foi logo dizendo “não gosto de escrever sobre política...”. Até hoje lamento por termos perdido tão boa profissional, mas ficamos felizes porque ela alçou para voos mais altos...

Pois bem, passado um tempo, eis que temos nela uma das formas mais competente e descontraída de informação política de nossa cidade com seu, quase diário, blog “Cá Entre Nós”, no qual não se fica tratando a respeito da “importância da azeitona na empadinha de camarão” ou de tudo mais, menos “colocar o dedo na ferida” das questões locais (como muita gente por ai...). A ela, exemplo de jornalista/blogueira competente e corajosa, um abraço e as reverências deste blogueiro. Acabei, rasguei toda ceda que tinha...


COM TODO RESPEITO: OLIVEIRINHA DEPENADOR, NÃO FORÇA...

Essa eu não tenho como deixar passar em branco. Não é que o Oliveirinha “Depenador de Coruja” publicou que o bonachão Hamilton Serighelle deverá ser candidato a vice-prefeito de Foz pelo PSDB? Menos Oliveirinha, menos...


“ÉPRÁCABÁ”

Vejam só o me enviou um servidor municipal de Foz:

DESCASO COM FUNCIONÁRIOS DA SAÚDE EM FOZ‏

Meu estimado amigo e irmão na fé,

Que a misericórdia, a graça e o amor de DEUS sejam plenamente manifestos em sua vida.

Estou lhe escrevendo, conforme seu pedido, para que fique registrado o descaso que está acontecendo com os funcionários da saúde que exercem suas atividades ali na Av. Paraná, junto ao SUS e Hospital Municipal. Gostaria de ver esse artigo publicado no espaço "Rádio Peão" ou então "Garganta...", como achar melhor, para que o povo saiba como estamos sendo tratados.

Tempos atrás estava trabalhando à tarde e passei mal em meu ambiente de trabalho... Aguardando por melhoras que não vieram, antes ficando pior, procurei meus colegas que trabalham na emergência, para ver se poderiam aferir minha pressão e me encaminhar a algum médico de plantão. Qual não foi minha surpresa ao receber estupefato a seguinte notícia, que minha amiga enfermeira de plantão me segredou ao ouvido: "Meu amigo, tente conversar com um médico, e se o mesmo puder atendê-lo, então pegue a ficha na recepção, pois a ordem, vinda do diretor do hospital é de não atendermos funcionários".

Tive que conversar pessoalmente com um dos médicos o qual, percebendo minha situação, prontificou-se em me atender (desobedecendo à ordem emitida), pelo que, passei todo o resto de meu plantão internado na emergência recebendo os medicamentos e atenção necessários à situação. Mas isso graças ao conhecimento que tenho com os profissionais, e pelo fato, é claro, de estar passando mal.

Apesar de achar um absurdo a ordem, não fiz maiores alardes, pois acabei sendo atendido... Graças a DEUS o responsável pela ordem dada, não apareceu por lá, não é mesmo, pois os profissionais que me atendiam poderiam sofrer represálias por tal feito.

Recentemente, entretanto, na semana passada, para ser mais preciso, uma colega minha que também trabalha ali na Av. Paraná passou muito mal, e procurou o pessoal da emergência... Isso já no início da noite... Apesar de estar mal, o médico da noite negou-se a lhe prestar atendimento, negando-se até mesmo a lhe fornecer uma receita para que ela procurasse uma farmácia e fosse medicada como era necessário. Por incrível que possa parecer, meu amigo, a mesma foi orientada a procurar o UPA - afinal essa é a ordem dada pelo diretor do Hospital Municipal... Quem passar mal, se for funcionário, deve ir para o UPA, não importa se trabalha ali ou não. E assim, amigo, minha amiga foi até o UPA onde também não conseguiu atendimento, tamanho o caos que se encontrava aquela unidade de pronto atendimento, com pessoas totalmente despreparadas trabalhando na recepção, sem qualquer preparo para diferenciar o que é ou não urgente.

Resumindo, minha amiga acabou voltando para casa sem qualquer atendimento por parte de nosso Sistema Único de Saúde - que a propósito, está muito mal; agora temos equipamentos ótimos, o que falta é uma administração competente e humana.

O que mais me deixa indignado, caro amigo, é que esse hospital se diz "humanizado", priorizando a "humanização"... Imagino o que seria se não fosse.

Desde quando negar-se a prestar socorro e atendimento médico a quem quer que seja é humanização? Até os animais são mehores atendidos nas veterinárias!

Tudo isso por conta da direção do hospital... Isso é muita barbaridade e falta de bom senso, pra não falar outras coisas. Só queria saber se o nosso amigo diretor do hospital passar mal, se ele também vai para o UPA... Afinal pimenta nos olhos alheios é refresco, não??

Isto é para o povo desta cidade ver que tipo de pessoas temos na direção de nossos órgãos em Foz. Já não bastasse a prefeitura... Realmente "éprácabá".

Grato pela atenção amigo.

Carlos.”






DO ENSINAMENTO BÍBLICO

“Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo"

(Apocalipse 3:20)


BOM DIA

Prezados e Estimados Leitores, tive que vir a Brasília em razão de assuntos de ordem familiar e hoje somente irei postar aqui a Nota de Esclarecimento que a assessoria do vereador Carlos Budel (PSDB), ex-presidente da Câmara Municipal de Foz do Iguaçu pediu para que fosse divulgada. Volto para a Tríplice Fronteira nesta quinta-feira, mas esta coluna será atualizada na véspera, quarta-feira 16-11. 

E Viva as Catartas do Iguaçu, nossa "Nova Maravilha da Natureza", e aqueles que não mediram esforços para tanto!!!


NOTA DE ESCLARECIMENTO

O ex-presidente da Câmara de Vereadores de Foz do Iguaçu, Carlos Budel (PSDB), contesta informações constantes no release emitido pelo Ministério Público na semana passada, sobre a ação civil pública proposta contra ele. Em relação à contratação da empresa Iguaçu Serviços Terceirizados, o vereador assegura que foram seguidos todos os trâmites legais e sempre com o embasamento e parecer jurídico do corpo técnico da Câmara e do controlador interno, braço do Tribunal de Contas dentro do Legislativo.

Apesar de ainda não ter sido notificado oficialmente da ação, o vereador garante que não efetuou contratação, por meio de processo licitatório nos termos da Lei 8.666/93 (Lei de Licitações), durante a validade do concurso público da Câmara Municipal, portanto, ocorrido pós-concurso.

A mão-de-obra era necessária, conforme explica Budel, para dar suporte às sessões itinerantes e diferiram das funções exercidas pelos funcionários de carreira. “Fiz uma contratação temporária, apenas até o término de minha gestão, para não lesar os cofres públicos uma vez que se fizesse o concurso público elas teriam encargos trabalhistas e onerariam os cofres públicos e elevariam permanentemente as despesas com os pagamentos salariais”, destaca o vereador.

O vereador afirma ainda que o valor gasto com esse contrato foi muito inferior ao informado pelo MP. “O valor realizado foi de R$ 87.881,62, e não os R$ 269 mil mencionados na nota do Ministério Público”, ressalta. E acrescenta: “Não existiram ‘lucros abusivos’ alegados pelo MP, uma vez que o salário nominal é um, mas onde estão os encargos trabalhistas?”, questiona.

Budel assegura que vai defender-se da acusação, tão logo seja notificado oficialmente da ação pelo MP. “Estou tranquilo porque tenho certeza que todos os atos que realizei na presidência da Câmara foram extremamente lícitos”, finaliza.

(Da Assessoria)






DO ENSINAMENTO BÍBLICO

“Retenhamos firmes a confissão da nossa esperança; porque fiel é o que prometeu”

(Hebreus 10:23)


...E EU ACREDITO EM PAPAI NOEL

“Sou fiel ao PSB, sou fiel ao Reni Pereira”

E não é que o vereador Beni “Frajola” Rodrigues, em entrevista ao jornalista Marcelo Freire, fez “juras de amores” pelo PSB e o deputado Reni Pereira?


SEIS POR MEIA DÚZIA

Prefeito de Foz poderá ter 3% de margem de remanejamento no orçamento de 2012

Pois é, o INEFICIENTE e INEFICAZ prefeito Paulo Mac Donald, enviou proposta a Câmara Municipal para que ele possa movimentar 20% do orçamento do Município em 2012 sem ter que pedir autorização previa aos vereadores, mas os vereadores sinalizam com um percentual de apenas 3% (devem estar querendo indicar mais cargos sem concurso na prefeitura para dar os 20%...).

Certamente o tal pedido de 20% do alcaide o é em razão da incompetência da (des)Administração dele, Mac Donald, que desde de 2005 não consegue planejar uma proposta orçamentária que depois não tenha que virar uma “colcha de retalhos” pelos constantes remanejamentos e suplementações que o prefeito faz.


TANTO FAZ

Se derem 3%, 20%, ou seja lá que percentual for, para o prefeito de Foz remanejar ou suplementar no orçamento 2012, não haverá problema nenhum para Paulo Mac Donald, que só terá que mandar Projetos de Lei ao Legislativo para conseguir o que quiser o orçamento do ano que vem que os vereadores dele aprovam o que ele quiser (se ele quiser mexer até nuns 50% os edis aprovarão...), afinal, TÁ TUDO DOMINADO!


PRÁ INGLÊS VER

A Câmara Municipal de Foz informou que os vereadores terão 3% do orçamento de 2012 para Emendas Parlamentares. Que ninguém se iluda, os vereadores procuram atender a população com as tais Emendas desde 2005, mas até hoje o prefeito Paulo Mac Donald ignora solenemente os pleitos dos iguaçuenses que as Emendas buscam atender. Em 2012, não deverá ser diferente... Na segunda-feira vou me aprofundar mais neste tema aqui na coluna.


“CUMÉQUIPÓDI”?

Mesmo com a INEFICIENTE e INEFICAZ administração que faz, o prefeito Paulo Mac Donald irá ter o salário aumentado para mais de R$ 19 Mil mensais. Belo castigo para quem o reelegeu...


VITÓRIA DE PIRRO?

Câmara Municipal de Foz aprova redução de passagem em micro-ônibus

Foi aprovada Lei que reduz o preço da passagem para quem utiliza o serviço de transporte coletivo em veículos do tipo “micro-ônibus”. Segundo o autor da Lei, vereador Sergio Berltrame (PMDB), esse tipo de veículo não possui cobrador, assim tem custo operacional menor do que os veículos que possuem cobrador e, portanto, precisam ter o preço de suas passagens reduzidas para quem deles faz uso.

Bom lembrar que tempos atrás, quando o deputado Reni Pereira (PSB), entrou com uma ação na justiça para acabar com o preço maior cobrado de quem paga passagem com dinheiro ao invés de usar o Cartão Único (e a Justiça deu liminar em favor da demanda do parlamentar), não foram, pasmem, os empresários do transporte e sim a prefeitura do (des)Governo do Sr. Paulo Mac Donald que entrou com recurso cassando a liminar judicial conseguida com a iniciativa do deputado, e a pendenga parece correr até hoje.

Assim, podem anotar, ou o prefeito veta a Lei, ou a mesma será alvo de ação judicial para derrubá-la. Resta saber se dessa vez o prefeito novamente usará os advogados do município para beneficiar os “Barões do Transporte” (como de vez anterior...) ou se serão os próprios empresários que irão bancar seus defensores, pelo menos dessa vez...


"MEDICINA JÁ" E RENI PEREIRA – LEVEI UMA INVERTIDA

Fui cobrar do deputado Reni Pereira por que ele não compareceu na Audiência Pública para implantação do Curso de Medicina na Unioeste e passei um carão...

Pois é, ontem recebi um release da Audiência Pública na Câmara Municipal comandada pelo vereador Nilton Bobato (PC do B) sobre a implantação do curso de medicina na Unioeste e observei que o deputado estadual Reni Pereira (PSB) não participou do evento.

Como sei que o ato de implantação de curso na Unioeste é ato de prerrogativa exclusiva do Governador do Estado e que o deputado Reni Pereira é o principal interlocutor de Beto Richa em nossa cidade, liguei para o parlamentar na tarde desta quinta-feira para cobrá-lo por não ter ido no evento e, para meu espanto, ele me disse que não foi convidado para o ensejo.

Reni me disse ainda que ele, antes da realização da Audiência Pública, já havia apresentado Emenda Parlamentar de R$ 5 Milhões no orçamento do Estado para 2012 e que irá fazer todas as gestões ao alcance dele junto a Beto Richa para a implantação do curso de medicina em Foz. “Não se preocupe Cazuza, vou fazer meu trabalho em prol do curso independentemente de qualquer coisa, afinal fui eleito para tanto.”, concluiu o deputado.


ASSIM SENDO...

Resta agora saber do prezado vereador Nilton Bobato o porquê de não se convidar para a Audiência Pública sobre o curso de medicina em Foz o principal interlocutor das causas iguaçuenses junto ao governador Beto Richa, até porque, façam as Audiências Públicas que quiserem, se mobilizem, esperneiem e seja lá o que mais for, o curso de medicina na Unioeste só sai se o governador Richa quiser e a articulação política para a consecução de tão importante fim começou pessimamente ao não se convidar o deputado Reni Pereira para a respectiva Audiência. Lamentável!


TÔ NEM AÍ...

Bom registrar que o prefeito Paulo Mac Donald, pelo release que recebi, também não compareceu na Audiência Pública para o curso de medicina na Unioeste. Pensando bem, em fim de mandato (e tomara, também, de carreira política...), Mac Donald, por assim dizer, já não é nenhuma “Brastemp” e portanto, sem contar que em relação ao governador Beto Richa (a exemplo de como era nos tempos de Requião) o prefeito local somente atrapalha...


CATARATAS MARAVILHOSAS

Por fim. Nesta sexta-feira serão divulgadas as Novas 7 Maravilhas da Natureza. Seja lá qual for o resultado, nossas Cataratas continuarão maravilhosas!


NA SEGUNDA-FEIRA

Recebi no final da noite de ontem, cópia integral da ação ajuizada (mais de 50 páginas para ler...) que o Ministério Público move contra o vereador Carlos Budel por contratação na época em que o edil presidia a Câmara Municipal. Também tenho as contestações de Budel, bem como da empresa também alvo do MP. Na segunda (14) publico aqui sobre o assunto.


PROMOTOR DE JUSTIÇA AFASTADO

Uma fonte me disse que um dos motivos do afastamento do promotor Haroldo Nogiri teria o envolvimento dele com o ex-vice prefeito de Itaipulândia, o ‘Peninha”, condenado como mandante do assassinato do ex-prefeito Vendelino Royer. Nogiri chegou a ser o representante do Ministério Público no caso do assassinato (foi retirado do caso antes do julgamento) quando teria pedido, segundo minha fonte, R$ 200 Mil para pedir a absolvição de “Peninha”. Nogiri, ainda segundo minha fonte, também estaria sendo acuso de vários outros crimes.


ELEIÇÕES DO FUNDO DE PREVIDÊNCIA DE FOZ: MAIS UMA DERROTA DO PREFEITO

Furou. Pelo que parece, a ideia do prefeito Paulo Mac Donald emplacar a secretária municipal Elenice Nurmberg também no comando do FOZPREV (Fundo de Previdência dos Servidores Municipais de Foz do Iguaçu) furou. Vejam só parte do que noticia o site Iguassu Repórter:

Judite vence eleição da FOZPREV com 39,12% dos votos contabilizados

Precisando de apenas 1 voto para se eleger, a professora Maria Judite Blum bateu o próprio recorde e fez 921 votos dos 2354 eleitores que compareceram ao pleito eleitoral

Mesmo impedida de fazer campanha, não constar na lista de candidatos da reportagem do portal da prefeitura e da FOZPREV (mesmo com decisão judicial em liminar recolocando a professora no pleito eleitoral), Judite venceu com larga margem de vantagem sobre o segundo colocado.

Tapetão Eleitoral - A eleição da FOZPREV foi marcada por muitas liminares em mandado de segurança, impetrado por candidatos legítimos impugnados, onde 75% destes impugnados, são opositores a atual administração municipal e defensores árduos dos direitos dos servidores, no âmbito previdenciário e na categoria em geral.

“Candidatos que preferiram vencer no ‘tapetão eleitoral’ e pediram impugnação da professora Judite, amargaram as duas últimas posições”, desabafou um eleitor de Judite ao saber que a professora venceu..."

Saiba mais sobre as eleições no FOZPREV no site do Iguassu Repórter http://www.iguassureporter.com/


“ÉPRÁCABÁ”

Li no site do Sr. Hélio Lucas que estaria por surgir um novo jornal diário em Foz do Iguaçu e que o mesmo seria, segundo o site Língua di Trapo, para “fustigar” o prefeito Paulo Mac Donald. Será que o tal jornal é o mesmo que aquele colunista disse que iria fazer tempos atrás?

Espero que, se for verdade a tal iniciativa de novo jornal, que o mesmo não se preocupe em “fustigar” o prefeito Paulo Mac Donald, afinal, o mesmo já está em fim de carreira e passará a ser um mero coadjuvante já a partir das eleições de 2012. Sugiro que, caso o novo jornal seja mesmo viabilizado, que se deixe um espaço reservado nas páginas policiais para o prefeito de Foz, que dará muito mais pauta neste caderno do que na página política...

BOM FIM DE SEMANA A TODOS!





DO ENSINAMENTO BÍBLICO

“Deus nunca foi visto por alguém. O Filho unigênito, que está no seio do Pai, esse o revelou”

(João 1:18)


VOTE CATARATAS, AINDA DÁ TEMPO

Vamos lá, caros Leitores. O resultado final sobre as novas 7 Maravilhas da Natureza sai amanhã, sexta-feira, e ainda dá tempo de votar pelas Cataratas do Iguaçu.


ESTRELA CADENTE

A Delegada de Polícia Civil Aline Manzato, que trabalhou em Foz do Iguaçu e depois foi removida para Maringá, estava lotada na Delegacia de Homicídios da Capital. A delegada titular foi substituída e a Drª Aline também. Ambas estão na Delegacia da Mulher, considerada delegacia do "baixo clero". Só aparecem abacaxis, brigas, mulherada e nenhuma visibilidade midiática. Pulou.


PREFEITO DE FOZ PIPOCOU

Acuado, prefeito Mac Donald retira projeto para acabar com Ed. Física nas escolas municipais

Prefeito Paulo Mac Donald - “Vigarista”

Ontem no final da tarde recebi um release que o prefeito Paulo Mac Donald mandou distribuir para a imprensa, informando que ele desistiu, por enquanto, de acabar com a Ed. Física nas escolas. A tal nota começa assim: “Prefeito retira projeto que altera aplicação da educação física nas escolas...”

O detalhe é que a tal nota não explica a quem o prefeito, por combater da ideia de extinguir a disciplina, chamou de “vigarista” no programa dele sábado passado na Rádio Cultura. Estaria o prefeito Paulo Mac Donald se referindo ao Promotor de Justiça do Ministério Público do Paraná que determinou que ele institua, imediatamente, sob pena de multa diária, a Educação Física nas escolas?


PREFEITO DE FOZ: PERIGO CONSTANTE...

“O projeto só deverá ser reapresentado quando houver consenso com a classe”

Esse é o trecho de encerramento da nota que recebi sobre a retirada do projeto de Lei que ia acabar com a Ed. Física nas escolas de Foz. Em suma, Mac Donald insistirá com o assunto e, por isso, é bom que se fique atento para que seus vereadores façam, mais uma vez, o que ele quer no tipo “calada da noite”...


PARA REGISTRO

Pá de Cal. Foi este blogueiro quem trouxe o assunto sobre a tentativa do prefeito em acabar com a Ed. Física nas escolas de Foz, assunto que é objeto também de uma detalhada matéria que fizemos para a o jornal impresso O IGUASSU. “Continuamos fazendo a hora, não esperamos acontecer”...


ALERTA, ALERTA, ALERTA

Devem começar ainda em 2012, as obras da usina hidrelétrica Baixo Iguaçu, situada a menos de 1 Km do Parque Nacional do Iguaçu. O temor é que obra, que já tem orçamento previsto no PAC do governo federal, possa afetar o nível das águas nas Cataratas e no meio ambiente do Parque como um todo.


PERGUNTA QUE NÃO QUER CALAR

O que irão fazer a ACIFI, Convention Bureau e a OAB/Foz sobre a construção da usina hidrelétrica Baixo Iguaçu?


“ÉPRÁCABÁ”

O prefeito de Foz do Iguaçu jamais se pronunciou publicamente a respeito da construção da usina Baixo Iguaçu, a sexta no Rio Iguaçu, e os impactos que lá poderá causar em nosso principal atrativo turístico local.





DO ENSINAMENTO BÍBLICO

“Porque, se alguém cuida ser alguma coisa, não sendo nada, engana-se a si mesmo”

(Gálatas 6:3)


NO FÍGADO

"Só lamento que o Paraná mandou um Tiririca para o Senado. A diferença é que o Tiririca da Câmara dos Deputados tem graça e o nosso, não"

Do governador Beto Richa na CBN Curitiba sobre o senador Roberto Requião. O Tiririca deve ter se ofendido com a comparação...


POLÍTICA EM ALTO NÍVEL

“O Partido dos Trabalhadores de Foz não descarta a aliança com o deputado Reni Pereira PSB”

Do Pedro Toneli, presidente do PT/FOZ (e suplente do senador Sergio de Souza) em entrevista para o jornalista Marcelo Freire, sobre as eleições para prefeito em 2012. Para quem não sabe, PT e PSB de Reni Pereira possuem forte aliança no âmbito nacional e tal aliança pode sim se repetir em nossa cidade, para desespero do prefeito Paulo Mac Donald...


ANOTEM AÍ

São grandes as chances de que, numa eventual candidatura de Jorge Samek a prefeito de Foz, o PT tenha uma mulher (de outra legenda partidária...) como candidata a vice juntamente com o Diretor-Geral da Itaipu. Façam suas apostas...


FOZ DE MAC DONALD CAMPEÃ DO 210º LUGAR

Índice da FIRJAN de desenvolvimento aponta Foz do Iguaçu como município em 210º colocação no país

Acaba de ser divulgada a classificação dos municípios brasileiros e suas respectivas posições em cada estado. Foz, apesar de ser um dos 5 principais municípios do Paraná, ocupa apenas o 20º lugar em desenvolvimento entre os municípios paraenses. Como se não bastasse, estamos em na 210ª colocação em relação aos demais municípios do país. O estudo foi feito pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (FIRJAN). E Viva Foz do Iguaçu!!!!!!!!!!!!!


UDC E ANGLO AMERICANO FECHAM PARCERIA

Excelente Notícia. A família Hauge Prado, nome sinônimo de empreendedorismo e sucesso na área educacional, acaba de formalizar uma parceria com o Anglo Americano do ex-senador Nei Suassuna, parceria a qual compreende as unidades do Anglo Americano em Foz do Iguaçu e Ciudad del Leste.

No final da tarde de ontem conversei com o prof. Fábio Prado que me disse que ficará por conta da UDC a gestão empresarial da parceria, tanto em Foz como na vizinha cidade paraguaia.

Ainda segundo Prado, o empreendimento visa fortalecer ambas instituições, pois já era projeto de algum tempo da família Hauge Prado agregar cursos na área de saúde, ponto bastante consolidado pela Faculdade Anglo Americano.

Por sua vez, a UDC irá implementar cursos de pós-graduação na unidade do Anglo Americano em Ciudad del Leste, que não possuía ação na área de ensino superior.

“Nossa intenção é manter nossas respectivas políticas pedagógicas em ambas as instituições, bem como aproveitar todos os nossos atuais profissionais de ensino e colaboradores. Nem mesmo serão alterados os nomes de nossas instituições. Nossa parceria é um processo bastante natural que busca potencializar e melhorar os serviços que prestamos em nossas instituições de ensino.”, explicou-me o Prof.. Fábio Prado.


VOTE CATARATAS

Ainda dá tempo de votar. Será divulgado nesta sexta-feira (11-11), o resultado da votação das novas 7 Maravilhas da Natureza. As Cataratas do Iguaçu travam uma intensa batalha para figurar na relação a qual, infelizmente, não depende somente da beleza de nosso principal atrativo turístico local. É preciso votar, então, Vote Cataratas!


PARA REGISTRO

Seja lá qual for o resultado final sobre quais serão as novas 7 Maravilhas da Natureza, é preciso reconhecer o incansável Gilmar Piolla que não mediu esforços em prol das nossas Cataratas. Ninguém, nem de perto, se empenhou tanto como ele, que merece o devido reconhecimento por tanto!


AO RUBERLEI SANTIAGO COM CARINHO

Atenção Senhor secretário de Obras de Foz do Iguaçu: pare de falar sobre cisco que achas que eu tenho no olho, pois tens toras de madeiras em cada um dos seus, e sobre poder dar conhecimento a público, essa praia é minha e não sua, portanto, fique em “Plena Paz” com seus problemas, porque eu já tenho problemas suficientes do seu “patrão” para me pautar e não preciso dos seus. Amarre seu “bode” noutro lugar...

Em Tempo: Só prá lembrar, 1 x 0 “quadrangular” prá mim, Dr. Santiago...


SERÁ?

Fui informado que, diferentemente do que publiquei aqui dias atrás, o prefeito Paulo Mac Donald não teria renovado o contrato da Sanepar com o município, conforme havia me dito uma fonte no Poder Legislativo. Mac Donald teria dito que não tinha renovado o tal contrato ao presidente da Câmara Municipal, Edílio Dalla A´gnol. Em suma, pode ser então que “esquemão” só seja no caso da renovação do contrato do lixo com a Vital, pelo menos por enquanto...


AUMENTO DE VEREADORES EM FOZ

Fiquei sabendo que as direções executivas da ACIFI e o Convetion Bureau não teriam reunido seus respectivos conselhos deliberativos internos para a decisão que tomaram de combater, a qualquer preço, o aumento do número de vereadores na cidade.

Caso a informação que me foi repassada não seja verdadeira, este espaço está aberto para os devidos esclarecimentos, mas até lá, prefiro ficar com o que me revelaram minhas fontes...


PERGUNTA QUE NÃO QUER CALAR

Aumento de vereadores em Foz. Os vereadores do prefeito de Paulo Mac Donald irão preferir votar contra o aumento de cadeiras no Legislativo nas eleições de 2012 e, assim, ficarem com os cargos comissionados (sem concurso) que indicaram na prefeitura ou irão seguir a orientação partidária para não perderem suas respectiva ...Continuar lendo


GARGANTA DO DIABO

2011-10-01
 

E-Mail de Contato: jose_reis1963@hotmail.com

DO ENSINAMENTO BÍBLICO

“Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade. Não useis então da liberdade para dar ocasião à carne, mas servi-vos uns aos outros pelo amor”

(Gálatas 5:13)


PREZADOS LEITORES

Estou tendo uma série de compromissos “extras” nestes últimos dias, e terei no início da semana que vem também, que estão quebrando com minha programação normal de vida. Com isso, sequer consegui atualizar a coluna ontem e hoje vou escrever muito menos que o habitual, não por falta de conteúdo... Lamento!


LIXO DE FOZ

“No lixo”: É o que se pode dizer a respeito sobre onde foi parar uma cláusula que determinava que somente poderia ser prorrogado por uma vez o milionário contrato que o prefeito Paulo Mac Donald assinou com a Vital (ex-Queiroz Galvão) para a coleta do lixo de Foz do Iguaçu. Explico.

O tal contrato já foi prorrogado uma vez e agora será, dias antes de seu término (05-10) prorrogado pela segunda vez, ferindo assim o contido na cláusula que determina só uma prorrogação do contrato que é regido pela Lei Federal 8.666/93 (Lei de Licitações) a qual Mac Donald e os vereadores tentam mudar por meio de Legislação Municipal que ira ser aprovada hoje (30-09) na Câmara de Foz.


PERGUNTA QUE NÃO QUER CALAR

Será que o prefeito e os vereadores nunca ouviram falar da “Pirâmide das Leis”, que explica que uma Lei menor, no caso a Municipal, não pode se sobrepor a uma Lei Maior, no caso a Lei 8.666???


HIPOCRISIA???

Devia haver licitação para novo contrato de coleta do lixo de Foz e isso não foi feito pelo prefeito Paulo Mac Donald, que teve anos para fazê-lo. Resta saber o que a ACIFI, OAB/Foz e o Convention Bureau vão fazer a respeito desta absurda renovação milionária do contrato que Mac Donald, tendo como cúmplices os vereadores, irá fazer com a Vital.


CULPA MINHA

Acho que, em parte, a culpa pela renovação do contrato do lixo com a Vital é minha. A empresa já tinha até dado aviso prévio aos seus funcionários em Foz do Iguaçu pelo eminente fim do contrato no próximo dia 05 de outubro e eu fui aqui no GARGANTA denunciar que o prefeito iria fazer um contrato emergencial para o serviço ou coisa do tipo, o qual deveria ter sido licitado e não o foi, mesmo sabendo que mesmo sendo vital a coleta do lixo, o prefeito Mac Donald deixaria vencer o contrato para fazer um “esquemão” para que o serviço fosse feito, como de fato será, após dia 05 de outubro, por meio de uma emergencial mudança de Lei municipal (ato, segundo causídicos que consultei, nulo de direito ao tentar se sobrepor a “Lei de Licitações”...).

É, eu e essa minha ânsia de informar as sacanagens dos governantes locais acabamos quebrando o galho da empresa Vital...


FATO NOVO INCOMODANDO

Pois é, uma coisa é certa o “Pequeno Grande PTN” está, no mínimo, mexendo com a cabeça de quem acompanha os movimentos da política iguaçuense e de muitos políticos locais, a maioria conjecturando de tudo que é jeito sobre o partido de Luis Pereira, Jacira Camboim e Cia. Ltda.

Em que pese algumas críticas, até pesadas, como nos e-mail’s que reproduzo adiante, uma coisa é certa: o que tem de gente fazendo fila para compor com o PTN/Foz não é fácil, e olha que falo de partidos e políticos de primeira grandeza em Foz. Os Leitores não fazem idéia da peregrinação diária de figurões da política local para a casa do Luizinho tentando compor com ele alguma coisa...


EM SUMA

Se o PSD vem sendo considerado como o principal fato da política nacional neste ano, não há dúvida de que o PTN/Foz é o fato novo mais relevante da política iguaçuense em 2011 e, “pelo andar da carruagem”, quem sabe, em 2012 a legenda iguaçuense poderá fazer a diferença tanto nas eleições para vereador como na eleição para prefeito, pro que não???


PRESIDENTE DO PMN/FOZ ABRE CAIXA DE FERRAMENTAS SOBRE O "PEQUENO GRANDE PTN/FOZ"

Recebi um e-mail do presidente do PMN iguaçuense, o Alexandre Freire, que faz algumas pesadas críticas ao PTN Foz. Vejam o conteúdo do e-mail:

“Bom dia a todos!

Só para esclarecer.

Até o próximo dia 30 de setembro praticamente encerram-se as filiações e desfiliações. Todos os partidos estão na corrida final para tentar montar sua chapa. O PMN não é diferente.

Ví no Blog do Cazuza que o PTN está dando aula de como montar uma chapa. Não vemos dessa forma. Explico:

O PTN é um partido satélite do prefeito Paulo. Para tanto designou seu amigo Luiz Pereira para desestruturar e pinçar vários candidatos do PSB e outros partidos para se filiarem ao PTN.

Só um detalhe para nosso amigo Cazuza, com cargos de confiança á disposição, sim porque o Valdemar Azevedo saiu do PMN por uma diretoria que divide com o Velci Garcia. Isso é fato.

Com mais de 1.000 empregos em diversos órgãos como prefeitura e receita federal e com promessas de ajuda na campanha e pós campanha... até o PMN seria o maior partido de foz. Simples assim!

Alexandre Freire


TERCEIRA VIA

O Leitor Felipe mandou e-mail no qual levanta questões sobre quais as pretensões do PTN/Foz nas eleições de 2012. Vejam o que diz o e-mail:

“Quais e as pretensões do Pequeno Grande PTN, para eleição de vereadores?

Será que vai ser mais uma legenda, para composição partidária para os grandes abocanharem as vagas dos pequenos, com os votos picadinhos?

Para um partido ser grande, ele a principio tem que ter uma elegibilidade política, no qual até o momento o PTN não tem um vereador, como o PT de Foz não se pode dizer que e grande pq não tem representatividade política.

Depois das eleições do ano que vem vamos, saber quem e Grande, quem cresceu dos partidos que já tem representatividade e quem mingou que perdeu representatividade.

Pretensões de ser grande todos tem, mas capacidade política vale muito em conta, e que eles irão apoiar nas eleições, se apoiarem o candidato do prefeito, vai ficar difícil para qualquer partido.”

BOM FIM DE SEMANA A TODOS!




DO ENSINAMENTO BÍBLICO

“Porquanto tem determinado um dia em que com justiça há de julgar o mundo, por meio do homem que destinou; e disso deu certeza a todos, ressuscitando-o dentre os mortos”

(Atos 17:31)


“ÉPRÁCABÁ”

Arca Misteriosa. O tal anúncio da prefeitura de Foz que está sendo veiculado na Globo (pelo menos foi lá que eu vi...) tem que melhorar muito para poder ser considerado como grotesco e de péssima produção...

Para piorar, pelas informações que circulam, tudo indica que a tal campanha de mídia destinar-se-ia a classificar como “Iguassuínos” quem, na opinião do prefeito Paulo Mac Donald, trabalha contra a cidade, o que, na opinião deste blogueiro que ora vos escreve, também pode ser lido como: “Iguassuíno são todos aqueles que não pensam como o prefeito de Foz...”


SUGESTÃO

Pela folha corrida, inclusive com processo criminal movido pelo Ministério Público, uma sugestão minha de quem poderia ser qualificado como “Iguassuíno”, é o próprio prefeito de Foz do Iguaçu, que também é apontado pelo Tribunal de Contas do Paraná como tendo desviado (Bom dia Dr. Osli Machado) mais de R$ 4 Milhões de “conta carimbada” dos cofres públicos do município...

Em Tempo: Dentre os processos que o prefeito Paulo Mac Donald responde na Justiça, hoje citei apenas um porque estou sem tempo (para variar...), relativo a contrato com uma Ong Londrinense (cujo presidente já está condenado a 16 anos de cadeia...), processo no qual o prefeito de Foz poderá pegar mais que 12 anos de reclusão, caso seja condenado pelo que é acusado pelo Ministério Público.


ATITUDE “IGUASSUÍNA” NO ATO PRÓ-VOTE CATARATAS

O evento de ontem para incentivar a reta final campanha “Vote Cataratas” teve uma cena Lamentável: Ante as autoridades que lá estavam, inclusive da Argentina, o prefeito de Foz do Iguaçu, Paulo Mac Donald, ao ser convidado para discursar, falou por cerca de 2 minutos, utilizando a palavra não para tratar do assunto relativo ao tema do ato de ontem, mas sim para reclamar e atacar quem acha que a (des)administração dele precisa de um choque de gestão. Pensando bem, não é de admirar o episódio, pois é o "padrão de ser" do prefeito...


BELTRAME DETONA (INDI)GESTÃO MAC DONALD

Bem me lembro de quando o vereador Sérgio Beltrame fez uso da tribuna da Câmara Municipal de Foz para fazer um relato dos desperdícios de recursos públicos com o excesso de secretarias e gastos desnecessários com pessoal no (des)governo Paulo Mac Donald.

Liguei para o citado vereador ontem após o fiasco do prefeito no ato do “Vote Cataratas” e o corajoso Beltrame (é preciso ter coragem para falar a verdade sobre o prefeito nessa cidade...) me reiterou tudo o que disse na Câmara.

Para que se tenha uma idéia de como urge um “choque de gestão” por parte de Mac Donald, enquanto Foz tem mais de 300 cargos comissionados, Londrina (que tem praticamente o dobro de nossa população...) possui apenas 50 desse tipo de contrato sem concurso público...

Aqui em Foz se gasta mais de R$ 18 Milhões com pagamento desses comissionados (muitos deles parentes de vereadores de Mac Donald...), valor esse que é maior do que a folha de pagamento dos Guardas Municipais, por exemplo...

Tem mais, várias secretarias da (indi)gestão de Mac Donald tem orçamento anual que é, praticamente, somente para pagar a folha de pagamento de pessoal, não possuindo recursos para investimento, o que leva a conclusão de que as mesmas são meramente para acomodar seus aliados e ou apadrinhados...

Enquanto isso, a vital secretaria de Turismo, não tem sequer 50% do orçamento realmente executado (desde 2006, pelo menos...) para o respectivo desenvolvimento de setor que é a mola mestra de nossa cidade.

Resumo da Ópera: Depois do que fez ontem no "Vote Cataratas", em razão das mais do que justas críticas que recebe, creio que o prefeito de Foz também poderia receber uns "Choques"...


PERGUNTA QUE NÃO QUER CALAR

Pianinho. A ACIFI, OAB/Foz e Convention Bureau não vão falar nada sobre a necessidade do 'choque de gestão" necessária no (des)governo de Paulo Mac Donald???


DISTRITO INDUSTRIAL DE FOZ SERÁ AMPLIADO‏

Pois é, o prefeito Paulo Mac Donald quer ampliar o Distrito Industrial local. Pela inexpressividade da quantidade de industriais naquele local (em relação aos anos que já existe e a grande atual dimensão da área...), pode ser que o prefeito esteja ampliando a mesma para que a área passe a ser mais bem aproveitada pela secretaria de Agricultura do (des)governo dele...


FRUET DEVE ANUNCIAR NOVO PARTIDO HOJE (28)

Tudo preparado para o anúncio hoje da filiação de Gustavo Fruet em seu novo partido, provavelmente o PDT. A definição da nova legenda do ex-Tucano e virtual pré-candidato a prefeitura de Curitiba será feita em ato defronte a Universidade Federal do Paraná na capital do Estado.


EXCLUSIVO: CELSO FAGUNDES ANUNCIA IDA PARA PSD/FOZ

Depois de cortejado por vários partidos, e até pressionado por "forças misteriosas" que o queriam meio que na “marra” no PDT, o médico Celso Fagundes, quem nas eleições para vereador em 2008 fez mais de 2 Mil votos, foi, segundo me contou ontem (27), de vez para o PSD (criado pelo prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab e reconhecido ontem pelos ministros do TSE por 6 votos a 1) que em Foz é comandado pelo competente empresário, Wanderley Teixeira.

Muito trabalho agora para a direção local do PSD, que tem que viabilizar uma chapa compatível com o potencial eleitoral de Fagundes, ou, pelo menos, conseguir, os votos necessários com outra legenda, se coligando com outros partidos que não tenham restrições em ter o médico, de potencial eleitoral fortíssimo para vereador, como fator, digamos, “ofuscador”, dos planos dos próprios candidatos desses outros partidos a serem buscados pelo PSD/Foz...

Em Tempo: Com a decisão de Celso Fagundes, perde, para alivio de Alairton Camargo e Paulo Rúbio, o PDT, onde se considerava Celso Fagundes quase lá...




DO ENSINAMENTO BÍBLICO

“Os meus tempos estão nas tuas mãos; livra-me das mãos dos meus inimigos e dos que me perseguem”

(Salmos 31:15)


BOA NOTÍCIA, PARA AS PRÓXIMAS GERAÇÕES...

Deputado apresentará projeto para aumentar cota de compras para US$ 500

Apesar da elogiável iniciativa do deputado federal Francischini (PSDB), quer aumentar para 500 dólares a cota de compras para quem vem a Foz, é bom lembrar que um projeto de Lei leva mais de 4 anos para tramitar no Congresso, isso quando é de algum poderoso parlamentar da base do governo de plantão (hoje do PT). Imaginem quanto tempo vai levar até que eventualmente, se coloque em prática a bela iniciativa do deputado Tucano... O deputado Giacobo dos “Sacoleiros” manja muito sobre essas coisas...


BOM DIA PREFEITO DE FOZ DO IGUAÇU

TIC, TAC. TIC, TAC. TIC...


“ÉPRÁCABÁ”

Ontem um velho conhecido contou uma dos velhos tempos de certo político iguaçuense de altíssimo “coturno” que em sua primeira campanha eleitoral (para vereador), logo após cumprimentar cidadãos mais humildes, corria para o carro para lavar a mãos com álcool. Não duvido nada, pois é bem do tipo do figuraça...

Como se não bastasse, o tal político (em fim de carreira) não se cansava de dizer aos mais chegados: “Você dá a mão prá pobre e ele quer também o braço, depois cimento e depois as telhas...”. E viva Foz do Iguaçu!!!


“QUE VENGA EL TORO”

Bom dia, Sr. secretário de Governo de Paulo Mac Donald Ghisi, Dr. Osli Machado. Veeeenha!!! Saia das “sombras” de vez e aproveita para explicar como anda o processo que respondes por improbidade administrativa )se preferir, manda pelo meu amigo Ade...), pois esse espaço lhe é totalmente franqueado...

Em Tempo: Não vejo a hora, estou ansioso por resultados de seus conhecimentos causídicos...


ZÉ CARLOS APRESENTA DEFESA FINAL NA CÂMARA DE FOZ

Vereador iguaçuense aponta que foi cerceado em seu direito constitucional de ampla defesa

O vereador Zé Carlos (PMN) apresentou ontem (segunda 26) as alegações finais na Comissão que investiga denúncia de um ex-assessor contra ele. Segundo apurei, o vereador requereu a Câmara Municipal documentos para poder fundamentar sua defesa, mas, sob alegação de que o requerido por ele (dados sobre vencimentos e vantagens de ocupantes de cargos comissionados, por exemplo...) eram informações confidenciais, foi-lhe negado o que pediu.

Como o vereador tem direito a acesso a informações sob transferência de informações em caráter de sigilo, o que não lhe foi concedido para sua defesa, existe a possibilidade de que ele entre na Justiça para alunar os atos da Comissão de Investigação por cerceamento de sua defesa.


PERGUNTA QUE NÃO QUER CALAR

Mistério. Se as informações que o vereador Zé Carlos requereu diziam respeito também a pagamento de nomeados sem concurso público pagos com o dinheiro dos cofres do erário, tais informações não deveriam ser, inclusive, do conhecimento de todo cidadão iguaçuense que paga a conta no final???


FALTA DE TRANSPARÊNCIA NA CÂMARA DE FOZ

Pois é, se na questão da CPI da Plena Paz em 2010, o presidente ainda não era o vereador Edílio Dalla A’gnol, todos os trabalhos eram amplamente divulgados a imprensa que tinha livre acesso durante os procedimentos daquela Comissão de Investigação, no caso da Comissão que investiga denúncias contra o vereador Zé Carlos a coisa é muito diferente. Não se tem acesso aos trabalhos da Comissão, que trabalha com as portas fechadas. Lamentável!


PARA QUEM NÃO VIU

Pois é, quem não leu ontem em primeira mão nesta coluna (as 17:55h de ontem), vamos repetir mais uma vez:

PTN/FOZ TAMBÉM É MAIS MULHER

Comando do PTN Foz recebe a professora Dulce de braços abertos no “pequeno grande” partido

Dulce Wernke, ex-chefe do Núcleo Regional de Ensino é a mais nova filiada e pré-candidata a vereador pelo PTN do Luizinho Pereira. Com a Prof.ª Dulce, como és mais conhecida, se filiaram e se filiaram diversas outras lideranças femininas no partido comando pelo Luiz Pereira.

A nova filiação é atribuída ao empenho do movimento feminino do PTN que é comandado pela dirigente Jacira Camboim e a popular “Janetinha”. O “pequeno grande” PTN continua dando aulas de organização e agregamento significativos rumo a 2012...


EM TEMPO

Ontem um amigo me perguntou o porque do espaço que tenho dado ao PTN aqui no GARGANTA. Respondi a ele que é razão de que tenho recebido releases do comando da legenda (quem quiser que faça o mesmo, de forma sucinta, nos demais partidos...), e também porque o Luizinho está dando uma aula aos tradicionais (para não dizer, obsoletos, salvo raras exceções...) dirigentes políticos da cidade de como se organiza um partido...


SEMANA DO TRÂNSITO SEM A PRF

Na semana passada foram realizadas em Foz do Iguaçu diversas ações referentes a “Semana Nacional do Trânsito”. Pois bem, diversos órgãos e entidades do setor realizaram atividades alusivas a data, menos a Polícia Rodoviária Federal, que não foi vista em nada do que foi feito, provavelmente por estar, como sempre, focada em correr atrás de muambeiro...


ATITUDE EXEMPLAR 

Vou aqui registrar meus cumprimentos ao estimado Gérson “Polaco” Cardoso do Noticias do Lago pela forma correta, e sem subterfúgios, com que está cumprindo determinação judicial para retração quanto ao que andou publicando no site dele (que é muito bom). 

Continue assim, Polaco, e não se torne como outros blogueiros que já se acostumaram tanto com as incotaveis retratações impsotas pela Justiça, que nem estão aí para esse tipo de decisao judicial, o que só não é percebido por quem ainda os “contempla” com tal punição, para eles (e para as respectivas vítimas...), ineficientes e ineficazes...


MODÉSTIA A PARTE, O MELHOR CONTEÚDO (PRÓPRIO) É AQUI NO GARGANTA

Aqui no GARGANTA, apesar de minha falta de tempo em razão de outros afazeres diários que tenho, o que não falta é conteúdo e, por isso, não fico na base do Ctrl C e Ctrl V (vulgo, “copia e cola”) no que outros noticiam, dando alguns “pitacos” quase monossilábicos e, quando muito, escrevendo umas três notinhas... E dê-lhe encher linguiça por aí... Sorry, periferia!





DO ENSINAMENTO BÍBLICO

“O Filho do Homem veio buscar e salvar os que estavam perdidos”

(Lucas 19, 10)


PT/FOZ: PREVISÕES PARA 2012

- Cenário com Jorge Samek, ou outro forte nome do partido (apoiar outro partido não conta...) candidato a prefeito:

Talvez 01 vereador eleito.

- Cenário sem Jorge Samek ou outro forte nome do partido (apoiar outro partido não conta...) candidato a prefeito:

Nenhum vereador eleito.


PSB/FOZ : PREVISÕES PARA 2012

- Cenário com Reni Pereira (apoiar outro partido não conta...) candidato a prefeito:

Talvez 03 vereadores eleitos.

- Cenário sem Reni Pereira candidato a prefeito:

Provavelmente um vereador eleito e, quem sabe, mais um no rebolo...


PMDB/FOZ: PREVISÕES PARA 2012

- Cenário com um nome forte nome do partido (apoiar outro partido não conta...) candidato a prefeito:

Talvez 03 vereadores eleitos.

- Cenário sem um nome forte nome do partido candidato a prefeito:

Provavelmente um vereador eleito e, quem sabe, mais um no rebolo...


PDT/FOZ: PREVISÕES PARA 2012

- Cenário com nome forte do partido (apoiar outro partido não conta...) candidato a prefeito:

02 vereadores eleitos (Nanci Rafagnin e Celso Fagundes) e, talvez, mais um (Paulo Rubio ou Camargo) no rebolo.

- Cenário sem nome do partido candidato a prefeito:

Nanci eleita e Celso Fagundes brigando no rebolo.


DETALHE

Caros Leitores, mesmo com os dois principais nomes do momento para a disputa a prefeito de Foz em 2012 (em ordem alfabética, Jorge Samek e Reni Pereira...) PT e PSB não estão com essa “bola” toda no que tange a nomes para a disputa para vereador. Nisso as citadas legendas empatam com o Mac Donald, que mesmo eleito e reeleito não conseguiu emplacar mais que 2 vereadores do PDT no segundo mandato e apenas um (Nanci) no primeiro.


EM TEMPO

Salvo o PV, que provavelmente deverá ter Irineu Ribeiro como candidato a prefeito de Foz em 2012, nas previsões que fiz hoje sobre alguns partidos nas eleições do ano que vem foram com base no que já está “rolando” nos mesmos... Quanto as demais grandes legendas em nossa cidade, essas devem ir a reboque dos que citei hoje...


PTN: “O PEQUENO GIGANTE DE FOZ”

Pois é, nem sempre tamanho é documento... Paulo “Coquinho”; Velci Garcia; Valdemar Azevedo; Darci do “DRM”; Billy Cowboy; Marta Chaves (viúva de Irani Pereira) e outros tantos bons nomes como pré-candidatos a vereador em 2012, fazem do pequeno PTN tão grande como muitos dos tipos como “grandes partidos” em Foz, em certos casos, até maior...


REFLEXÃO PERMANENTE

O DIABO TAMBÉM ACREDITA EM DEUS!!!

Caro Leitor deste blog, convido-o a “investir” um pouco de seu tempo, para si mesmo, lendo e refletindo sobre esta nota.

Como você tem vivido espiritualmente? Tenho escutado muito: "EU ACREDITO EM DEUS". Mas, o diabo também acredita. Você sabia disso?

Veja o que diz o Evangelho segundo Tiago na Bíblia:“Tu crês que há um só Deus; fazes bem. Também os demônios o crêem, e estremecem”(Tiago 2:19)

Sabe qual vida espiritual você precisa ter? Ter JESUS CRISTO como seu único salvador e procurar seguir aos ensinamentos de DEUS que estão na Bíblia (não só ACREDITAR EM DEUS e ler a Bíblia e sim por em prática o que lá é ensinado).

É, o diabo além de crer em DEUS, também conhece toda a Bíblia!

Nada adianta você apenas "ACREDITAR EM DEUS", você precisa sim ter uma vida com ELE; ter proximidade, intimidade com DEUS; ter sensibilidade ao Espírito Santo de DEUS, pois ELE pode te confortar, dar força e guiar seus passos.

Pense nisso!


PERGUNTA QUE NÃO QUER CALAR

Depois de toda mídia que fizeram contra o aumento de vereadores em Foz (o que iria aumentar a despesa do Legislativo...), e a dinheirama que foi gasta, cadê a ACIFI, OAB/Foz e Convention Bureau que não dão um pio sequer sobre os quase R$ 18 Milhões (quase R$ 3 Milhões a mais que neste ano...) que a Mesa Diretora da Câmara Municipal quer para 2012???


COMISSÃO DE INVESTIGAÇÃO CONTRA VEREADOR ZÉ CARLOS: PRAZO FINAL

Termina hoje o prazo para entrega das alegações finais do vereador Zé Carlos (PMN/Foz) na Comissão que investiga denúncias de um ex-assessor contra o vereador citado. Amanhã vou dar mais detalhes sobre a quantas anda a questão na Câmara Municipal.



UMA BOA SEMANA A TODOS





DO ENSINAMENTO BÍBLICO

“Não é pela força nem pelo teu poder que tu triunfarás, mas pelo meu espírito, diz o Senhor todo-poderoso”

(Zacarias 4,6)


EXTRA, EXTRA, EXTRA

(São 14:10h de Sexta-Feira 23)

EXCLUSIVO: TEMPO QUENTE NA POLÍTICA EM FOZ

PTN, o pequeno grande partido, consegue importantes filiações de pré-candidatos a vereador

Acabo de ser informado que se filiaram a PTN-Foz o Darci do DRM, liderança do bairro Porto Belo que nas últimas eleições fez mais de 1,5 Mil votos (900 somente em seu bairro), e Paulo “Coquinho”, ex-PSDB que passou dos 2 Mil votos para vereador em 2008. 

Sem dúvida as novas filiações fortalecem sobremaneira o partido presidido pelo Luiz Pereira em nossa cidade.

Em Tempo: Coquinho era dado como certo no Partido da República de Foster e Giacobo, enquanto a candidatura de Darci do DRM deverá também muita dor de cabeça ao vereador Beni Rodrigues também morador do Porto Belo e que lá havia feito apenas cerca de 200 votos em 2008, cenário que poderá ser ainda pior em sua tentativa de reeleição no ano que vem em razão de seu fortíssimo concorrente doméstico...



BOM DIA PREFEITO DE FOZ

Tic, tac. Tic, tac. Tictac...


O NÚMERO: 12.274

Passa de uma dezena de milhar a quantidade de páginas de processo do TCE apontando irregularidades na prefeitura de Foz

Pois é, são “apenas” 12.174 páginas, até agora, no processo do Tribunal de Contas do Paraná (TCE) referente ao desvio, segundo o TCE, de recursos públicos feitos pelo prefeito de Foz, Paulo Mac Donald, da conta carimbada da iluminação pública.

O processo do TCE aponta ainda outras diversas irregularidades em licitações na (des)administração Mac Donald (Bom dia ACIFI, Convention Bureau e OAB/Foz...).

Pois é, o Relatório de Inspeção do TCE divulgado pelo jornal impresso O IGUASSU (bom dia Dr. Osli Machado...), até então guardado a sete chaves, é assunto atualíssimo e ainda vai dar muito o que falar.


“ÉPRÁCABÁ”

Caros Leitores dessa coluna, vejam só o que foi divulgado a imprensa pela prefeitura de Foz do Iguaçu sobre “aula” :

Alunos têm aula de equilíbrio financeiro na câmara e na prefeitura

Uma visita à Câmara de Vereadores e ao gabinete do prefeito Paulo Mac Donald Ghisi, marcou a aula prática sobre arrecadação, que os alunos da quarta série, da Escola Municipal Arnaldo Isidoro de Lima, da Vila C, tiveram nesta quinta (22).

Esse contato direto com o Prefeito e o presidente da Câmara, foi uma solicitação dos estudantes que estão participando do projeto piloto de Equilíbrio Financeiro, realizado na escola.

Os alunos estão trabalhando o tema que envolve planejamento, orçamento, investimento e poupança...”

Só pode ser como brincadeira a forma com que o prefeito Paulo Mac Donald (e o comando da Câmara Municipal...) entendeu a visita a visita dos alunos, pois falar sobre economia e de como administrar o dinheiro público não é algo que possa ter como "expoentes exemplares" o prefeito de Foz e nem a mesa diretora da Câmara Municipal...


EM TEMPO

A mesa diretora da Câmara Municipal (Bom dia presidente Edílio Dalla A’gnol...) quer quase R$ 18 Milhões de orçamento para gastar em 2012 (coincidentemente ano de eleição, no caso, reeleição de vereadores...). São quase R$ 3 Milhões a mais que o previsto para este 2011...

Pobres alunos da escola Arnaldo Isidoro de Lima, tendo que tomar aula de Economia com o prefeito Mac Donald e na Câmara Municipal... Sei não, mas acho melhor chamar o Conselho Tutelar...


VEREADOR ACUADO EM FOZ

DEFESA DE ZÉ CARLOS CENSURADA NA CÂMARA MUNICIPAL???

Pois é, muito esquisito os textos divulgados pela Câmara Municipal de Foz do Iguaçu sobre as Investigações feitas sobre as acusações de um ex-assessor contra o vereador Zé Carlo (PMN).

Dia desses foi publicada uma nota na qual foi afirmado que o vereador não teria apresentado provas materiais de sua defesa para a Comissão de Investigação, o que não é verdade.

Zé Carlos apresentou para a Comissão de Investigação um documento com assinaturas reconhecidas em cartório (isso é um exemplo de prova material...), inclusive do ex-assessor que o acusa, documento feito muito antes das denúncias e no qual consta o que seria armado hoje, como de fato foi...), mas mesmo assim o tal release da Câmara afirmou que o vereador não tinha apresentado prova material em sua defesa...

Como se não bastasse, somente o que é informado pela Comissão de Investigação tem sido considerado quando da elaboração dos releases e das notícias postas no site da Câmara Municipal, sem que seja ouvido o vereador ou sua defesa em relação ao que é divulgado oficialmente pelo Legislativo, segundo informado a este colunista.

Zé Carlos já teria feito reclamação pessoal ao presidente da Câmara, Edilio Dalla A’gnol, e a própria Comissão de Investigação, mas nada teria sido feito até agora. Consta que os releases para a imprensa seriam orientados pela Comissão e pelo jurídico do Legislativo local, e o contraditório que se exploda...

Resumo da Ópera: tá cheirando armação (das grandes) contra o Zé Carlos que tem o “defeito imperdoável” de ser o único vereador de oposição ao prefeito Paulo Mac Donald que tem a quase totalidade dos demais vereadores iguaçuenses...


BOM EXEMPLO, PRÁ FOZ TAMBÉM...

O governo do Rio de Janeiro já colocou em prática ações de retirada de quimio-dependentes das ruas daquela cidade para tratamento dos mesmos. Somente ontem (quinta 22), foram 167 recolhidos nas duas maiores “cracolândias” da cidade. Os policiais que participaram da operação foram recebidos a tiro pelos traficantes. Dos recolhidos, haviam mulheres grávidas e 31 menores de idade.


PARA NÃO SER ESQUECIDO

Aqui no GARGANTA DO DIABO o “Bicho Pega”, e forte...


PODE SER

Um bom fim de semana a todos. Se der, ou se urgir, atualizo a coluna no fim de semana. Então, como diria o amigo Rogério Bonato, inté.




DO ENSINAMENTO BÍBLICO

“Portanto, não te envergonhes do testemunho de nosso Senhor, nem de mim, que sou prisioneiro seu; antes participa das aflições do evangelho segundo o poder de Deus, Que nos salvou, e chamou com uma santa vocação; não segundo as nossas obras, mas segundo o seu próprio propósito e graça que nos foi dada em Cristo Jesus antes dos tempos dos séculos”

(2 Timóteo 1:8,9)


VAI DEIXAR SAUDADES

Quem conheceu o sempre prestativo, carismático e de bem com a vida Oda (Yoshimitsu) sabe, ele também vai deixar muitas saudades entre os incontáveis amigos em Foz. "Vaya con Dios, Oda"...


COLETA DE LIXO

Tal Qual: Requião dizia que ia acabar com o pedágio e a história era outra. Mac Donald “detonava” coleta do lixo em Foz e agora vai renovar contrato da empresa sem licitação...

Fazendo algumas considerações com uma pessoa amiga sobre a renovação, sem licitação, do milionário contrato de coleta do lixo de Foz do Iguaçu, o qual vencerá em 5 de outubro deste ano, lembrei do que dizia o prefeito Paulo Mac Donald sobre a empresa que hoje faz (e continuará fazendo sem licitação...) a coleta do lixo da cidade.

Mac Donald vivia detonando o serviço e o preço que a empresa cobrava e volta e meia ameaça cancelar o contrato da mesma. Tal fato me lembrou do “Abaixa ou acaba” do então governador e hoje senador Roberto Requião quando se referia ao pedágio, quando, na verdade, vejam só o que escreveu o colunista Fábio Campana nesta semana:

“Ou o pedágio abaixa ou o pedágio acaba”, ameaçava Requião na eleição de 2002. Em 2006, com algumas variações, esse refrão reelegeu Requião. Na vida real, no entanto, Requião fez concessões enormes e desastrosas às empresas de pedágio, inclusive a dispensa da realização de obras críticas como a duplicação total da rodovia que liga Cascavel a Foz do Iguaçu, que, com o aumento do fluxo de veículos, se transformou numa autêntica “rodovia da morte”.

O prefeito de Foz do Iguaçu, Paulo Mac Donald Ghisi, precisa esclarecer o PORQUÊ, tendo anos para fazê-lo, não realizou licitação para novo contrato de coleta do lixo da cidade para agora renovar o mesmo, sem licitação com a empresa que “detonava” antes...


PERGUNTA QUE NÃO QUER CALAR

E a ACIFI, o Convention Bureau e a OAB/Foz não vão fazer uma campanha contra este escândalo relacionado ...Continuar lendo


TESTE

2011-10-01
 
TESTE ...Continuar lendo

Assinante

Login:
Senha:
 
Esqueci a senha
Quero ser um assinante
Untitled Document

JORNAL ONLINE

Edição Atual
Untitled Document

ENQUETE

Participe da Enquete

Opine - Sobre a obra da Hidrelétrica do Baixo Iguaçu a ser construída a 1 Km do Parque Nacional:

Sou a favor
Sou contra
Desconheço
Preocupa
Afetará as Cataratas
Afetará o meio ambiente
É fundamental


Ver Resultado
Untitled Document

VIDEO EM DESTAQUE

BOM DIA BRASIL - Funcionários de posto de saúde em Foz do Iguaçu são contaminados hanseníase
Untitled Document

TWITANDO

Todos os direitos reservados para O Iguassu - oiguassu@oiguassu.com